EXPOSIÇÃO FOTODOC 2025
DE ÉRICO HILLER
“Entre 2023 e 2024, a Amazônia foi castigada pela maior seca já registrada, enquanto o Rio Grande do Sul ficou submerso pelas enchentes mais devastadoras testemunhadas no país em todos os tempos. O semiárido do Nordeste segue em um recorrente estresse hídrico, prolongando a mesma tragédia histórica há gerações. Pela primeira vez, um clima desértico foi oficialmente observado no norte da Bahia.
Este livro dá voz aos brasileiros que convivem com os desafios e dificuldades impostos pela saga diária em busca de água numa era de extremos climáticos. O Brasil expõe sua população à desumanidade, à desigualdade e à desgovernança a respeito de um recurso vital que deveria ser suficiente para todos.
Em pleno século 21, mais de 100 milhões de pessoas ainda vivem sem coleta de esgoto, 35 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada e 3 milhões de pessoas sequer têm banheiro em casa.
Jamais imaginei que justamente no Brasil, o país com maior quantidade de água doce disponível no planeta, eu pudesse ver o que vi. Embarquei em um longo período de descobertas tocando os extremos norte e sul do país.”
Érico Hiller, trecho do texto de apresentação do livro Água: Brasil, publicado pela editora Vento Leste em 2025.
















Exposições – Festival Fotodoc 2025
Endereço: Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP) – Av. Angélica, 1.900
Horários:
Durante as atividades do festival
Dia 4 de novembro, abertura à partir das 18h
Dias 5 a 7 de novembro, das 9h às 17h30
Dia 8 de novembro, das 9h às 16h
Após o festival
De 10 de novembro até 10 de janeiro de 2026, de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 20h e aos Sábados, das 9h às 13h