Alberte Pereira

Alberte Pereira

Fotógrafo autodidata e independente. Até 2012, quando comecei a dedicar-me integralmente à fotografia, a minha relação com ela era intermitente. Desde então, a rua tem sido o meu principal campo de atuação, com o foco na observação do espaço público e da sua narrativa.
O meu trabalho centra-se, sobretudo, na abordagem do espaço urbano numa perspetiva crítica, utilizando a deriva como metodologia. Reflete as alterações da ordem estabelecida pelo funcionalismo público, a distopia urbana e a alienação social.
Ao longo dos anos, o meu trabalho foi reconhecido em diversas ocasiões e pude expô-lo em inúmeras exposições, individuais e coletivas, em cidades galegas (Vigo, Santiago, A Coruña, Pontevedra, Ferrol) e internacionalmente (Lisboa, Miami, São Francisco, Londres, Milão).
Em 2016, juntamente com mais três fotógrafos, fundei a Quitar Fotos, um espaço de reflexão, diálogo e divulgação de propostas visuais de rua e documentais.
Hoje, a minha fotografia evoluiu para uma linha mais pessoal e autoral, sem abandonar o meu interesse pelo trabalho documental, que continuo a desenvolver em paralelo.