fbpx
Alinne Rezende

Alinne Rezende

“A fotografia sempre combinou todas as minhas paixões, todas as minhas escolhas, todas as minhas curiosidades. Sempre foi a melhor desculpa: desculpa para ir, para estar lá, para contar, para escutar, para voltar, para saber um pouco mais. Sempre me faz pensar, olhar, lembrar, pausar (...)”

Tudo começou a tempos atrás, quando ainda uma menina secretamente pegava a câmera do seu pai emprestada. Mais tarde esta paixão leva ao bacharelado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac em 2005. Em 2011, muda-se para Paris para se especializar em Fotojornalismo pela Spéos Paris Photographic Institute (Paris, França). Sua carreira profissional  como fotojornalista freelancer começa em 2007 e desde então trabalha para a agências, jornais e assessorias de imprensa.
Alinne Rezende já participou de exposições em vários países tais como Brasil, Inglaterra, França, Holanda, Chipre, Uruguai e Alemanha. Em 2016 foi pré-selecionada para o Athens Photo Festival, em 2020 recebeu menção honrosa em Budapest International Foto Awards 2020 Editorial / Photo Essay. Em 2021 ganhou uma bolsa para a mentoria de Sebastian Liste (Noor). Ativa no mundo da fotografia, é membra do Woman Photograph e também do collective global The Journal onde em 2020 juntamente com Lucia Moron, organiza e faz a curadoria da exposição “Mulheres no Mundo e o COVID-19” no metro de São Paulo e em 2021 colabora com a curadoria de João Kulcsar na exposição “Oceano Alterado” no Sesc Santo André. 
Em 2022 ganha  Visura Lifetime sponsorship. Em 2023 passa da primeira fase do Word Press Photo 2023 na categoria Open Format South America.
Atualmente, encontra-se entre Brasil e Europa, além de fotojornalista, também trabalha com fine art e fotografia documental, onde passa a explorar a estética e a poética das imagens juntamente com seu contexto social.