fbpx
Irineo Albiero Filho

Irineo Albiero Filho

Minhas formações acadêmicas primeiras são a Arquitetura e o Design, mas devido a paixão pela arte a fotografia também sempre foi um interesse particular. Em 2012 adquiri minha primeira câmera DSLR e iniciei minhas primeiras práticas. Com o tempo fui dominando as questões técnicas do equipamento e obtendo alguns resultados interessantes esteticamente, e aí passei a trabalhar melhor o lado autoral da minha produção e as discussões que gostaria de provocar. Minha produção artística é principalmente uma exploração de elementos que lembram minha formação anterior: a estética se inclina para um arranjo formal que privilegia poucos aspectos, valorizando planos, formas, cores e texturas. Neste contexto, o ajuste fino de luz e sombra, alinhamentos e proporções se destaca.
A paisagem é o meu tema principal, não em sua versão mais clássica, mas como expressão da minha própria visão dos espaços. Também gosto de trazer como assuntos interesses e questionamentos pessoais. Estes podem ser as formas que vejo na cidade e aspectos emocionais, como na série ‘são paulo delirante’, a natureza e a vida selvagem como em ‘fogo branco’ ou ainda padrões visuais, texturas e geometrias vistas em ‘o que vai com o vento’.
Costumo adicionar 'tempo' e 'movimento' como componentes em minha composição. Através de técnicas como o movimento intencional de câmera (ICM) e longas exposições, procuro explorar e traduzir visualmente minhas sensações diante dos temas tratados.
Meus trabalhos não são apenas recortes estáticos do que se vê, mas uma mistura da realidade física com minha própria interpretação artística e emocional. Cenas que são aparentemente comuns podem surgir em uma perspectiva particular quando vistas sob minhas lentes.