Antes do Espelho
Nos camarins do Dragstar, o palco ainda é silêncio, mas a transformação já começou. A drag queen Capitu Pitanga se...
Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
Maicon Garcia é fotógrafo e pesquisador visual com base no Brasil. Sua prática investiga as interseções entre identidade, performance e resistência cultural, desenvolvendo uma linguagem que transita entre o documental e o experimental, com forte dimensão poética e sensível. Através de uma abordagem autoral, utiliza a fotografia como instrumento de escuta e investigação crítica do mundo. Seu trabalho incorpora técnicas analógicas, como múltipla exposição e longa exposição, para explorar a poética do movimento, evidenciando as nuances entre corpo, gesto, memória e invenção. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as relações entre performance, fotografia e políticas de representação, documentando processos criativos coletivos e individuais como formas de resistência e afirmação existencial e política. Sua produção propõe imagens que não apenas registram cenários e ações, mas que evocam narrativas e testemunhos, atravessadas por delicadeza, ruído temporal e um compromisso ético com o outro.
Nos camarins do Dragstar, o palco ainda é silêncio, mas a transformação já começou. A drag queen Capitu Pitanga se...
Passo lento, sacola leve: quem viveu a lida sabe sempre os caminhos.
Antes da próxima corrida, o corpo vira rede: infância que cochila no ferro. O trabalho espera, os sonhos não.
O martim-pescador corta o espaço com precisão absoluta. Suspenso fora da paisagem, seu corpo se desenha contra o vazio como...
Entre equipamentos, protocolos e espera, um gesto simples sustenta tudo. A imagem fala do cuidado como presença silenciosa.