Pé fresco
Em Salvador, o descanso dos turistas vira oportunidade para quem trabalha; e quem sai do mar pode lavar a areia...
Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2026
Ricardo Balby é um artista visual da Amazônia, que atua como fotógrafo, produtor cultural, curador, instrutor, designer e fillmaker. Atualmente cursa Marketing e Fotógrafia pela Faculdade Lá Salle, sua trajetória é marcada pelo compromisso com a valorização da cultura amazônica e o fortalecimento das vozes dos povos da floresta. Seu olhar é voltado para registrar os modos de vida, as tradições e os saberes dos povos da Amazônia. Suas fotos já estamparam capas de livros, artigos e reportagens de grandes veículos de comunicação sempre destacando a força e a beleza da região. Já participou de diversas exposições no Brasil e fora dele, e em 2024 foi vencedor da Copa Brasil de Fotografia, na categoria editada Pelo impacto do seu trabalho, recebeu homenagens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em 2025, foi indicado e recebeu o Prêmio Cidade de Manaus, como destaque na área de produção cultural e artes visuais, um reconhecimento ao seu papel na promoção da arte e da cultura amazônica. Atualmente, Ricardo se dedica a levar arte para mais pessoas, especialmente para quem tem pouco acesso. Realiza oficinas de fotografia, rodas de conversa e encontros formativos, buscando democratizar as artes visuais e fortalecer talentos nas periferias e nas comunidades do interior.
Em Salvador, o descanso dos turistas vira oportunidade para quem trabalha; e quem sai do mar pode lavar a areia...
Um pássaro transforma uma luminária urbana em abrigo, reafirmando que a vida encontra caminhos mesmo nos espaços mais improváveis.
Um casal desconhecido passeia de mãos dadas ao lado de um enorme globo terrestre, indo na direção de um sol...
Na foto, a presença de Exu é evocada como força de movimento, comunicação e resolução. Independentemente de religião ou crenças,...