O Movimento da Alma na Selva de Pedra
Enquanto a cidade ergue seus prédios altos e impõe seu ritmo frenético, a vida insiste em brincar. Nesta imagem, o...
Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
Meu nome é Josicleia Vieira de Souza, sou mulher negra, jovem, quilombola e agricultora familiar. Sou natural da comunidade quilombola Santa Cruz situada no município de Ouro Verde de Minas no Vale do Mucuri-MG. Tenho 29 anos, possuo formação em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, sou fotógrafa, educadora popular e comunicadora popular. Desenvolvo trabalhos na área da fotografia cultural a 2 anos e o que me atravessa nessa trajetória é como as imagens possuem o poder de fortalecer a identidade e o empoderamento do povo negro. É por meio da fotografia que realizo o desejo da permanência da ancestralidade do meu povo, através de suas festividades, do cotidiano no campo e das paisagens que nos cercam.
Enquanto a cidade ergue seus prédios altos e impõe seu ritmo frenético, a vida insiste em brincar. Nesta imagem, o...
Paris desacelera quando o sol começa a cair. Entre sombras e luz, a cidade revela sua parte mais sincera: aquela...
Dois indígenas guarani em evento na aldeia, com roupa de festa.
Registro realizado na Praia de Buraquinho, Bahia, às margens do Rio Sapato. Moradores locais conduzem seus cavalos nas águas rasas,...
Jardim Vermelhão, 2024. Campo de Futebol no centro da comunidade, com o solo de terra vermelha característico do bairro.