O Festival FotoDoc está promovendo uma campanha de fomento ao colecionismo de fotografia brasileira por meio da venda de tiragens numeradas de grandes fotógrafos. O primeiro a participar é José Bassit com imagens do projeto Olho de Vidro, que reúne fotografias de rua captadas em São Paulo.
Invista na fotografia brasileira, adquira uma tiragem numerada de José Bassit!
A série Olho de Vidro
Recuperando-se de uma cirurgia invasiva, José Bassit teve de mudar sua rotina. As viagens planejadas para o desenvolvimento de projetos documentais foram canceladas. Por orientação médica, ele passou a caminhar diariamente na imediações de sua casa. Foi então que descobriu na fotografia de rua uma possibilidade de retomar a atividade criativa.
De 2016 a 2020, Bassit recolheu cenas urbanas em meio ao caos ritmado da megalópole paulistana. Ao mergulhar no metrô, emergiu com verdadeiras pérolas. O banal se transforma em cenário de sonho, o cotidiano se satura de surrealismo. O fotógrafo vai ao encontro do acaso e a pessoas fotografadas parecem fazer parte de uma grande encenação, há uma ambiguidade entre real e representação.
O trabalho recebeu tratamento editorial primoroso com o lançamento do livro Olho de Vidro pela editora Vento Leste, em 2021, com textos de Diógenes Moura e edição de imagens de Marcelo Greco.