Com o intuito de melhor orientar os participantes do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 na preparação e no envio de suas inscrições, a curadoria do festival preparou uma série de perguntas e respostas que servem de diretrizes gerais.
Recomendamos a leitura atenta para otimizar sua participação na premiação e aumentar suas possibilidades de sucesso.
1- Qual é a proposta do Prêmio?
O Prêmio Portfólio FotoDoc tem como objetivo dar visibilidade a trabalhos autorais no campo expandido da fotografia documental. Consideramos fotografia documental qualquer tipo de trabalho que traga contribuições para a melhor compreensão de questões importantes para as sociedades nos dias de hoje. Por essa razão, a fotografia documental é um instrumento crítico, ao mesmo tempo em que é uma expressão autoral, que carrega as marcas da subjetividade do fotógrafo.
2- A quem é destinado?
A todos aqueles que utilizam a fotografia como meio expressivo para tratar de temas relevantes para a atualidade.
3- Amadores podem participar?
Fotógrafos profissionais e amadores podem participar sem restrições. O que conta para a proposta do prêmio é a qualidade da expressão autoral contida no trabalho e a pertinência do tema tratado.
4- Qual tipo de fotografia posso enviar?
O Prêmio tem tema livre e não há restrições quanto à data da captura das fotografias inscritas. Não há restrições quanto a tratamento e manipulação das imagens enviadas, porém as mesmas devem ser originalmente captadas pelo método fotográfico, ou seja, utilizando material fotossensível, seja em captura analógica ou digital.
O prêmio aceita portanto fotocolagens, fotomontagens, dípticos, trípticos ou polípticos, bem como imagens captadas com câmeras não convencionais, como pinholes, scanners, ou os fotogramas, fotografias realizadas diretamente no laboratório com ampliador e papel fotossensível e sem o uso de câmera.
5- Posso enviar imagens captadas com smartphone?
Sim, fotografias captadas com smartphone são aceitas.
6- A premiação aceita imagens geradas por inteligência artificial?
Não, como indicado na resposta à pergunta 4, o Prêmio aceita todo tipo de imagem captada com o método fotográfico. Programas de inteligência artificial podem ser usados na pós-produção das imagens, nesse caso, deve ser indicado o uso de tal ferramenta na ficha de inscrição.
7- Posso enviar trabalhos já selecionados em outras edições do Prêmio?
Não há restrições quanto ao envio de trabalhos já selecionados em edição anterior do Prêmio, com exceção de trabalhos que tenham estado entre os ganhadores.
8- Quantas inscrições posso enviar?
Os participantes podem enviar quantas inscrições desejarem, nas três categorias disponíveis.
9- Quando devo enviar minha inscrição?
As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 16 de junho. O prazo de inscrição é alongado pois as inscrições enviadas são avaliadas em fluxo contínuo e vão sendo publicadas na medida em que os fotógrafos pagam a taxa de publicação. Quanto antes você enviar, mais tempo o seu trabalho ficará publicado na página dos selecionados.
10- Quais são as categorias oferecidas e peculiaridades de cada categoria?
A premiação conta com três categorias: Imagem Destacada, Ensaio e Portfólio.
Na categoria Imagem Destacada é possível enviar até 3 imagens por inscrição, mas apenas uma das imagens poderá ser selecionada a cada inscrição. As fotos são avaliadas separadamente, levando em consideração o impacto visual e a capacidade de sintetizar um acontecimento, uma história ou uma ideia.
Já nas categorias Ensaio e Portfólio, as imagens são avaliadas como um conjunto, tendo em conta seu poder de criar uma narrativa visual. O que diferencia o Ensaio do Portfólio é que o Ensaio é um trabalho mais pontual, de curta duração, com menor número de imagens. Para cada inscrição na categoria Ensaio, os participantes podem enviar um conjunto de 6 a 8 imagens.
A categoria Portfólio é voltada para trabalhos de maior fôlego e duração mais longa, que geram por isso um número e uma variedade maior de imagens. Os participantes podem enviar de 10 a 15 imagens nessa categoria. O Portfólio deve ser preferencialmente composto de imagens de uma mesma série / projeto, caso contenha imagens de mais de uma série / projeto, as mesmas devem estabelecer um diálogo e uma coerência entre si.
As imagens dos Ensaios e Portfólios inscritos são avaliadas na ordem enviada. A primeira imagem e a sequência das imagens são elementos importantes para a avaliação do trabalho. Ao publicar um Ensaio ou Portfólio, a curadoria pode selecionar como primeira imagem outra que não aquela escolhida pelo fotógrafo, as demais imagens serão publicadas na ordem enviada.
Dípticos, trípticos ou polípticos devem ser enviados em um único arquivo e contam como uma imagem apenas.
11- Como é feito o envio das inscrições e a publicação dos selecionados?
Os links para as páginas de envio das inscrições nas três categorias estão disponíveis no final das páginas do Regulamento e do Prêmio.
Existe uma ficha de inscrição para cada categoria que deve ser baixada e preenchida obrigatoriamente. As imagens devem estar em formato JPEG e com a aresta maior medindo 1920 pixels. A ficha de inscrição preenchida juntamente com as imagens são enviadas por meio da conta do FotoDoc no WeTransfer, cujo link está disponível nas páginas de envio da inscrição.
Recomendamos a leitura atenta do Regulamento e o preenchimento cuidadoso da ficha de inscrição, ações simples que aumentam as chances de seu trabalho estar entre os finalistas.
Para cada inscrição selecionada, é cobrada uma taxa de publicação, no valor de R$ 89. Após o pagamento da taxa, o trabalho é publicado no site do Festival FotoDoc, juntamente com uma página de perfil do fotógrafo, e também no Instagram do FotoDoc. Todos os selecionados publicados são reavaliados pela curadoria ao final das inscrições e disputam um lugar entre os 60 finalistas.
12- Se meu trabalho não for selecionado saberei a razão?
A curadoria do prêmio não emite parecer sobre inscrições não selecionadas, dado o fato de que as inscrições são gratuitas e o volume de inscrições processadas diariamente é alto. Por essa razão sempre remetemos aos trabalhos selecionados já publicados como referência do perfil curatorial da premiação. O fato de um trabalho não ser selecionado não implica que o mesmo não tenha qualidades, mas apenas que não se encaixa na proposta curatorial da premiação.
13- Quais são os critérios de seleção da curadoria?
A curadoria do Prêmio leva em consideração três aspectos para selecionar os trabalhos enviados. O aspecto de maior relevância é a qualidade, que diz respeito à execução da imagem. Vale dizer que esse é um aspecto subjetivo, que varia conforme a proposta do trabalho avaliado. A pertinência é outro aspecto levado em consideração, e diz respeito ao tema tratado e sua relevância para uma melhor compreensão da sociedade contemporânea e seus desafios. O terceiro aspecto é a originalidade, que se refere tanto à forma quanto ao conteúdo.
Qualidade, pertinência e originalidade são aspectos considerados pela curadoria ao selecionar as inscrições enviadas e ao indicar os finalistas, bem como pelo Júri no momento de escolher os ganhadores.
A avaliação dos trabalhos é realizada primordialmente a partir da análise das imagens, mas as informações de texto enviadas juntamente com as imagens podem ajudar a melhor compreendê-las. Esse tipo de contextualização é relevante para a fotografia documental, fazendo com que as imagens ganhem mais sentido. Por isso indicamos a importância do envio de uma breve descrição para os Ensaios e Portfólios e de legenda para as Imagens Destacadas. O título também é importante para a interpretação do trabalho, mesmo no caso da categoria Imagem Destacada.
14- Quais são as etapas e recompensas oferecidas aos participantes?
As inscrições seguem abertas durante um longo prazo, com a proposta de publicar selecionados em fluxo contínuo durante esse período. Os trabalhos selecionados, após o recolhimento da taxa de publicação, são publicados no site do festival, juntamente com um perfil do fotógrafo.
Terminadas as inscrições, a curadoria do festival vai analisar novamente todos os trabalhos publicados para indicar 60 finalistas, sendo 30 Imagens Destacadas, 21 Ensaios e 9 Portfólios. Os finalistas serão publicados na revista do Festival FotoDoc 2024.
Um Júri composto por 5 membros vai se reunir presencialmente em São Paulo para avaliar todos os 60 finalistas e escolher 20 ganhadores, sendo 10 Imagens Destacadas, 7 Ensaios e 3 Portfólios. Os ganhadores farão parte de uma exposição de destaque na programação do Festival FotoDoc, programado para ocorrer de 26 a 30 de novembro, com exposições abertas até o dia 5 de janeiro de 2025.
O Júri vai apontar um dos 3 Portfólios como ganhador geral do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024. Seu autor irá ganhar um troféu especialmente desenhado pela premiação e passagem aérea em trecho nacional caso resida fora do estado de São Paulo para participar do festival e receber em mãos o troféu.
As publicações dos selecionados no site e dos finalistas na revista, bem como a exposição com os ganhadores são as recompensas oferecidas pelo Prêmio, dando visibilidade ao trabalho dos participantes, que, por sua vez, ajudam a fortalecer o Festival FotoDoc.
15- Por que é cobrada uma taxa de publicação?
A cobrança de uma taxa de publicação é fundamental para remunerar os profissionais envolvidos, para cobrir os custos com a premiação e para permitir o investimento na divulgação do Prêmio e de seus resultados. É importante frisar que a inscrição e a avaliação são gratuitas, apenas a publicação do trabalho é que está sujeita à taxa de publicação. Ao pagar essa taxa, o fotógrafo tem seu trabalho juntamente com seu perfil publicados no site do FotoDoc e no Instagram, existe portanto uma prestação de serviço da parte do festival ao participante.
16- No Regulamento está indicado que o Prêmio Portfólio FotoDoc não é financiado por leis de incentivo à cultura, mas no site do festival o rodapé indica que há aporte de patrocínio via Proac-SP, como se explica isso?
Todos os custos com o Prêmio Portfólio FotoDoc são cobertos pela receita gerada com o pagamento das taxas de publicação pelos participantes. Os recursos obtidos via lei de incentivo à cultura são destinados às demais atividades do Festival FotoDoc.