Falta pouco menos de um mês para a quarta edição do FotoDoc, Festival Internacional de Fotografia, que vai acontecer de 4 a 8 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP). Nossa missão é de difundir trabalhos fotográficos de alta qualidade, que abordem temáticas importantes para uma melhor compreensão das sociedades atuais e seus desafios, além de contribuir para a formação de fotógrafos.
A abertura do Festival FotoDoc será no dia 4 de novembro, das 18h às 21h. Todos estão convidados a participar e descobrir as Exposições, com entrada gratuita. Um dos principais eixos do festival é a exposição coletiva com 25 ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc, que busca dar visibilidade a trabalhos de destaque. A premiação recebeu este ano um total de 3.597 inscrições, proveniente de todos os estados brasileiros e mais 31 países.
Na mostra A Zona de Sacrifício, o fotógrafo holandês Eddo Hartmann documenta uma antiga zona de testes nucleares no Cazaquistão, revelando as marcas deixadas no solo e na população local. Na exposição Água: Brasil, Érico Hiller apresenta imagens de um projeto dedicado à documentação sobre o manejo de recursos hídricos em território nacional.
O Diretor Artístico do FotoDoc, Érico Elias, vai realizar uma visita guiada às Exposições do festival no sábado, dia 8 de novembro, das 13h às 14h.

Encontros e trocas
O Festival FotoDoc é um espaço propício a encontros e trocas. Uma série de atividades gratuitas visa fomentar esses intercâmbios entre fotógrafos, amantes da fotografia e interessados em geral.
Na série de Encontros, dois fotógrafos apresentam seus trabalhos, acompanhados de um entrevistador, com duração de 1h30 cada sessão. É uma ocasião única para colocar em diálogo dois pontos de vista distintos, criando sempre uma síntese inesperada e rica. Este ano teremos 5 Encontros ocorrendo, sempre na parte da noite, na Galeria da Panamericana, dias 5, 6 e 7 de novembro.
Reconhecendo a importância do livro para a difusão de trabalhos fotográficos, o Festival FotoDoc contará com amplo espaço de Livraria, em parceria com a editora Origem. O espaço será montado na cobertura da Panamericana e vai funcionar de 5 a 7 de novembro, das 15h às 21h e dia 8 de novembro, sábado, das 10h às 16h.
Na Livraria ocorrerão as Conversas com o Autor, voltadas à apresentação de fotolivros por seus autores, uma oportunidade para descobrir formas de editar e de viabilizar uma publicação. A atividade vai ocorrer na quarta, dia 5 de novembro, das 18h às 20h, quinta e sexta, dias 6 e 7, das 19h30 às 20h30, e no sábado, das 14h às 16h.
Também no sábado, das 14h às 16h, marcando o encerramento do FotoDoc, ocorrerá na cobertura da Panamericana o Artescambo, atividade de troca cega de tiragens fotográficas. É uma chance única de conseguir imagens de fotógrafos renomados. Os participantes podem levar de 1 até 3 tiragens impressas em papel fine art em formato A3. Para cada tiragem entregue, o participante recebe um voucher, que dá direito a escolher uma imagem do painel. Somente ao final da atividade os autores das imagens são revelados.

Foco na formação
Além de propiciar encontros e trocas, o Festival FotoDoc tem como missão fomentar atividades de formação para fotógrafos. É com esse objetivo que oferecemos, na edição 2025, seis opções de Workshops, com 2h30 de duração cada, voltados à transmissão de conhecimentos técnicos e estéticos.
Com 30 vagas disponíveis cada, os Workshops estão com as inscrições abertas, e vão ocorrer na quarta, dia 5 de novembro, das 16h às 18h30, na sexta, dia 7, das 10h às 12h e das 15h às 17h30, e no sábado, dia 8, das 10h às 12h30. Érico Hiller, Paulo Vitale, Fernando Banzi, Eddo Hartmann, Ana Carolina Fernandes e Gustavo Minas vão ministrar Workshops na edição 2025 do FotoDoc.
Outra atividade com o foco na formação são as Leituras de Portfólio, avaliações individuais, voltadas à análise crítica do material levado pelos participantes. Cada Leitura de Portfólio tem duração de 20 minutos. O participante leva um conjunto coeso de 15 a 30 imagens impressas e dispõe elas em uma mesa para que um profissional qualificado possa dar seu parecer, indicando pontos fortes e pontos fracos e possíveis caminhos para o desenvolvimento do trabalho.
As Leituras de Portfólio vão ocorrer no amplo espaço da Galeria, no térreo da Panamericana, de 5 a 7 de novembro, quarta a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, e no sábado, dia 8 de novembro, no período da manhã. Paulo Marcos de Mendonça Lima, Nilo Biazzetto Neto, Marcelo Greco, Valdemir Cunha e Mônica Maia irão realizar um total de 48 leituras este ano.