Algumas imagens atraem nossa atenção não tanto pela cena que exibem, mas pela plástica. É o caso da foto intitulada “O homem e a foice”, de Carlos Becker, uma das finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024. O conteúdo da cena é prosaico, mas suas cores e formas são fascinantes.
Fruto das andanças do fotógrafo pelo interior, a imagem atrai pelo contraste entre o amarelo e o verde vivos da plantação de canola em flor com a estrada de terra escura que cruza o campo e se perde na linha do horizonte. O homem que caminha com a foice fornece o elemento que complementa a cena e dá uma dimensão de sua escala. Nenhum elemento da foto permite identificar onde ou em que ano ela foi feita, o que confere a ela um caráter atemporal.
Pela qualidade de seu olhar, Carlos Becker já obteve várias premiações em concursos fotográficos. Atualmente ele se dedica com especial atenção à macrofotografia e à fotografia em preto e branco. Conheça um pouco mais sobre o fotógrafo na entrevista abaixo.
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
Natural de Santo Ângelo, RS. Idade: 69 anos. Atualmente, aposentado, residente em São Francisco de Paula, RS.
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
A paixão pela fotografia começou ainda quando adolescente. Mas sempre como hobby. Depois aconteceram passagens pela fotografia social, publicitária e colaborações com jornais locais.
A partir dos anos 2000 a ênfase ficou unicamente na fotografia autoral com foco na natureza, macro fotografia e preto e branco.
Participação em vários concursos fotográficos com cerca de 20 premiações.
A carreira registra, também, oito exposições fotográficas.
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
A imagem finalista do PPF 2024 é fruto das andanças pelo interior das cidades, sempre à procura de cenas com plasticidade e estética atraentes. É de setembro de 2007, na floração de uma lavoura de canola no município de Entre-Ijuís, RS.
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Atualmente o interesse continua na fotografia em preto e branco e macro fotografia