A fotografia funcionou como uma terapia na vida de Flávia Gomes, depois que sua filha se mudou para a China. Seu trabalho vem ganhando destaque em Santos, cidade do litoral paulista onde vive. Ela é uma das finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, com a foto intitulada “Caminhada beira mar“.
Confira a entrevista dada pela fotógrafa, primeira de uma série com os finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023:
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
Tenho 49 anos, vivo em Santos/São Paulo, tenho um hotel de cachorros e fotografo.
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
Comecei na fotografia depois que minha filha foi trabalhar na China. Para mim foi como terapia, apesar de na família materna já terem fotógrafos. Conclui um curso, após ser convidada para fazer um livro da minha cidade com outros fotógrafos e uma exposição na pinacoteca de Santos.
O papel da fotografia na minha vida é levar para as pessoas o belo que, muitas vezes, elas não percebem ao seu redor.
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2023. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
Meu trabalho foi feito na minha cidade, em um domingo de churrasco. Subi na laje do prédio e vi que daria uma boa fotografia, inclusive ela fez parte do livro e da exposição!
Normalmente meu foco é a natureza, mas também já fiz fotos de moda internacional com minha filha e gosto muito de fotografar arquitetura, enfim… sempre com a câmera por perto para poder registrar….
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Atualmente, tenho feito coisas pequenas, como calendários e, em 2022, foi publicado um livro sobre nuvens e tem uma foto minha, entre outros colegas!
Meus planos para a fotografia é fazer um trabalho com os índios. Já tive essa experiência. A aldeia em que fotografei já está muito “civilizada”. mas foi muito importante, pois despertou em mim a vontade de começar esse projeto.