A fotografia é um veículo para expressar o amor e cultivar a troca, no olhar de Rosana Teixeira. Vivendo em Belém (PA), ela se dedica a documentar a cultura paraense na Ilha de Marajó e no Baixo Amazonas, mais precisamente em Alter do Chão.
Foi nesse contexto que a fotógrafa registrou a cena que intitulou de “Caboquice”, uma das finalistas no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 na categoria Imagem Destacada. O retrato foi feito em um redário, durante os jogos quilombolas no município marajoara de Salvaterra.
Confira mais detalhes sobre a fotógrafa e sua produção na entrevista abaixo.
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
Tenho 60 anos. Moro em Belém do Pará, sou aposentada do estado e faço trabalhos fotográficos documentais.
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
Comecei a fotografar em 2009 com minha primeira câmera. A fotografia sempre teve um papel importante em minha vida, pois olhando os álbuns de infância de minha família me deparei com a necessidade de registrar momentos para o futuro
Hoje o papel da fotografia vai muito além disso, se transformou de necessidade para um sentimento de amor e de troca, externando aquilo que trago dentro de mim
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
O registro foi feito no ano de 2019, em um redário, durante os jogos quilombolas de Salvaterra, na ilha de Marajó, estado do Pará.
A proposta é mostrar a forte cultura do povo quilombola marajoara.
A foto se encaixa em parte de trabalho foto documental.
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Estou fazendo atualmente trabalhos de documentação de culturas paraenses no Marajó e no Baixo Amazonas, mais precisamente em Alter do Chão.
Para o futuro pretendo conviver mais profundamente com a cultura do meu estado, aproveitando algumas imersões fotográficas em que estou inscrita.
Conheça os finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024