O skate foi a porta de entrada para a fotografia na vida de Tom Leal. Ele começou a fotografando os amigos praticantes desse esporte em Santos, no litoral de São Paulo, onde vive. Com o tempo, passou a se dedicar a outros gêneros, tornando a fotografia em profissão.
Com o Ensaio Simples assim: o menos é mais, Tom Leal é um dos finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023. O trabalho mostra um pouco do cotidiano da praia santista, com pessoas trabalhando, praticando esportes ou em momentos de lazer. Para conseguir imagens únicas, de impacto visual, lança mão da técnica de deslocamento lateral com baixa velocidade e de sobreposição de imagens.
Tom Leal trabalha atualmente com intervenções urbanas em lambe-lambe e vem experimentando as possibilidades trazidas pela inteligência artificial. Conheça um pouco de seu perfil.
Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?
50 anos. Moro em Santos/SP e trabalho como fotógrafo autônomo e docente na área de fotografia.
Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?
A fotografia entrou na minha vida através do skate, esporte que eu pratico há mais de 30 anos. Iniciei fotografando amigos no skate o que me levou a estudar fotografia e fazer dela a minha profissão. Desenvolvi os meus primeiros trabalhos para sites e revistas de skate o que me levou a conhecer pessoas e lugares para desenvolver outros tipos de trabalhos como arquitetura, publicidade e retratos.
A fotografia tem um papel muito importante na minha vida desde cedo. Não imagino fazer outra coisa.
Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2023. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?
A abordagem do meu trabalho sempre foi de um olhar minimalista e nesse trabalho cujo o título é O Menos é Mais apresento imagens do cotidiano da praia de Santos com pessoas trabalhando, praticando esportes, no lazer ou apenas contemplando a paisagem. As imagens contem poucos elementos na sua formação destacando também as cores e a simplicidade.
As imagens foram feitas na praia de Santos entre os anos de 2018 e 2023.
Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?
Atualmente faço intervenções com Lambe Lambe na cidade e me aperfeiçoando na produção de imagens com o uso da IA.