FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Entre Muros

Entre Muros

Josi AreiaPorJosi Areia
20 de dezembro de 2024
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Revendo artes antigas, a inspiração saltou quando os olhos bateram em “Os Amantes”, de René Mangritte. Os rostos cobertos naquela arte trouxeram à tona, quase que de forma instantânea,  uma reflexão baseada em memórias profundas de um passado distante que outrora também foi meu:

A pressão pra repressão!

A referência visual trazida por René, no mesmo momento que vislumbrada, me fez refletir sobre amigos, pessoas amadas… sobre o artista, mas também sobre o desconhecido – qualquer um que ainda vive sob pressão pra não serem quem são!

O muro existe! É real!
Ele não é confortável, como alguns pensam. 

O muro é duro, cheio de pedras, instável.
No muro não há confiança,  não há o relaxamento, o descanso. 

As histórias podem ser parecidas,  mas cada história é escrita por uma mão diferente, pois somos o fruto do núcleo social que fizemos parte. Por isso, o nosso olhar precisa alcançar a empatia.

As obras podem chocar algumas pessoas, e esse é o objetivo sim!
O anseio é trazer à reflexão o tanto de dor que há na pressão para a repressão.

Procuro quebrar paradigmas levantados e sustentados pela religiosidade, pelo caos preconceituoso de gerações familiares, pelo o que uma sociedade diz que é o certo.

Procuro trazer novas convicções a cerca do se olhar, se sentir, se priorizar.

De antemão já afirmo que ver uma obra de arte legitimamente gay não fará com que seu filho ou filha se torne um. Afinal, não é assim que funciona.

Contudo, um dos objetivos do projeto é sim, fazer com que ao ver e entender uma obra neste nível de veracidade, os futuros adultos desse mundo não se coloquem no lugar de opressor.

O muro existe, mas não precisa durar pra sempre!
O ápice da obra é fazer com que aquele que hoje está no muro, se veja, se perceba, se ame e se aceite!
Que sintam o peso do papel ambíguo que vivem, e se libertem! 

Que o muro caia!
Que a liberdade chegue!

Em seu tempo. Com tempo. Mas em tempo!

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Josi Areia

Josi Areia

Formada em design pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca), formada em fotografia pelo SENAC RIO e Curso básico de Direção de Fotografia pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Especialista em fotografia de pessoas, making off de longa metragem e vídeo clipe. Meus trabalhos já foram publicados em revistas e Jornais, como revista QUEM, G1, jornal Extra, O dia, site o Fuxico, UOL, e outros. A fotografia é poesia feita de luz. Eu não sigo uma linha. Eu vivo em constante mutação e sou guiada a produzir pela minha emoção. Não existe um padrão na fotografia ou arte.. existe referência, histórias que precisam ser contadas, nem sempre precisa de um porquê. Fotografar não é uma obrigação, de dentro pra fora é um alívio, como escrever ou cantar uma música.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Demolição
Ensaio

Demolição

Em Riachão do Jacuípe, tímida cidade na transição do agreste para o sertão baiano, a caixa d’água que nomeava o...

PorCaio Rudá
17 de julho de 2025
Grande Sertão – Marrocos
Ensaio

Grande Sertão – Marrocos

O presente ensaio foi realizado em um acampamento de bérberes semi-nômades, próximo à Goulmima, oásis da região do Médio Atlas,...

PorSemmada Arrais
17 de julho de 2025
A Enchente-um rio de portas a dentro
Ensaio

A Enchente-um rio de portas a dentro

Fale de sua aldeia e falara ao mundo. Mudança climática muitos a negam, no entanto ela esta ai. Quando criança...

PorJussara Moreira
17 de julho de 2025
Ygapó
Ensaio

Ygapó

As paisagens do baixo Amazonas estão cobertas de imaginações, encantos e estórias. A percepção da vitalidade e dos ciclos da...

PorAndréa Brächer
17 de julho de 2025
Pará:Brasil
Ensaio

Pará:Brasil

Este ensaio é sobre as minhas impressões e percepções das experiências vividas numa viagem ao Pará. A cor rosa, que...

PorJosiane Dias
17 de julho de 2025
O Sagrado
Ensaio

O Sagrado

No coração da Comunidade Quilombola de Pinhões, em Santa Luzia, Minas Gerais, o Congado pulsa como uma reza que se...

PorMaria Clara Landim
17 de julho de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023