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Transcendência. Entre o céu e a terra.

Como uma cena saída de um filme, o sadhu e o cavalo sagrado dividem o mesmo silêncio, entre luzes que não explicam nada, apenas revelam. Tudo ali parece suspenso, como se o tempo tivesse parado para que o mistério se mostrasse, por um instante. Trocamos olhares. Os dois surpresos com o que vêem...

Transcendência. Entre o céu e a terra.

Daniela VignoliPorDaniela Vignoli
19 de julho de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Realizado em Allahabad, na Índia, durante o Kumbh Mela — o maior festival espiritual do mundo — este ensaio se debruça sobre os sadhus e aghoris, figuras sagradas que habitam os extremos da espiritualidade hindu. Homens santos, renunciantes, que abandonam o mundo material em busca da transcendência, vivendo em isolamento, meditação e rituais intensos que desafiam os limites da moral e da razão.

Cobertos de cinzas retiradas muitas vezes de piras funerárias, alguns vestem apenas o silêncio, a entrega, rompendo todos os tabus em nome da dissolução do ego. Comungam com a morte, fumam cannabis como prática ritual, e veem em tudo uma manifestação do divino — inclusive naquilo que o mundo teme ou rejeita.

Movida por uma profunda curiosidade pelo outro e suas formas de existência, a artista fotografa não para explicar, mas para testemunhar. Seu olhar repousa sobre os momentos em que o sagrado e o cotidiano se encontram. As imagens habitam o espaço entre o visível e o invisível, o real e o mítico, o corpo e o espírito.

Cada rosto, cada gesto, cada vestígio de cinza e chama, torna-se um portal de presença. As fotografias são oferendas visuais — instantes em suspensão que revelam, em sua crueza e potência, uma existência que caminha de maneira nua e crua, entre o céu e a terra.

Diante da chama, os corpos envoltos em pó, gesto e devoção. Sentados no chão sagrado, os sadhus não conversam — comungam. Ao fundo, o tempo se curva. De pé, o iniciado como quem vigia algo entre o humano e o divino, entre a matéria e o vazio.
Ali, o eu já não importa. O que existe é presença crua.
Sentado sobre um carro coberto de poeira, o sadhu parece flutuar entre dois mundos que nunca se tocam. O corpo coberto de cinzas, os olhos fixos em algum ponto que escapa à pressa do presente. Em meio ao caos urbano, ele repousa como um vestígio de outro tempo — ou de um tempo que nunca deixou de existir.
Os corpos, cobertos de cinzas e guirlandas, parecem ter atravessado o tempo, como se tivessem emergido de uma era anterior à linguagem. Reúnem-se em torno do fogo, em um ritual de oferenda e comunhão. É quase uma sala de estar ancestral, onde o chão é altar e o convívio, sagrado. Tudo ali carrega um peso invisível de sentido e entrega.
Corpos nus, cobertos de cinza, aquecem-se em torno do fogo como quem repousa à beira de um limiar. A nudez aqui não é ausência — é escolha. Um gesto radical de desapego, entrega e presença. Não há pudor nem pose: só o corpo como veículo do sagrado, entre o calor da terra e o silêncio do além.
Homem santo. Como se enxergasse algo que nós não vemos, e que talvez nunca venhamos a ver. Tudo nele é pelo sagrado e através do sagrado. O corpo está aqui, mas a alma parece habitar outra dimensão. Um tempo que não é o nosso. O olhar não observa: atravessa. Como se a fé tivesse desenhado nele uma nova forma de presença.
O sadhu, figura ancestral de renúncia e silêncio, se curva à modernidade. A imagem, quase absurda, revela um tempo em que até o ritual parece precisar de validação digital. A espiritualidade, ou o que resta dela, posa para o algoritmo.
Eles não pedem explicação. Apenas existem. Cobertos de cinza, sustentam o olhar de quem não teme ser visto. O corpo, o tempo e a fé estão todos ali, expostos. A flor não enfeita, a bengala não ampara, o silêncio não protege. Tudo é afirmação. Tudo é presença. Tudo é espiritual.

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Daniela Vignoli

Daniela Vignoli

Daniela Vignoli é fotógrafa e artista visual brasileira, seu trabalho transita entre o documental e o poético, com foco em espiritualidade, presença e humanidade. Impulsionada por uma profunda curiosidade pelo outro e suas formas de existência, busca revelar o invisível que habita o instante. Em sua pesquisa, também explora a interferência têxtil como gesto de escuta e transformação. Atua na Rocinha com arte têxtil e acolhimento de mulheres em vulnerabilidade.

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