“Menos Pausa” é um ensaio composto por imagens onde busco re-conhecer-me, física e metaforicamente, depois de 5 anos convivendo com a menopausa. Neste processo de transformação natural, com altos e baixos físicos e psicológicos, tem sido marcante/ dominante a noção de desaparecimento, tanto pessoal quanto social.
Por um lado, é como se aquilo que eu entendia como “identidade” estivesse se desfazendo: passei a desconhecer certos aspectos do meu corpo e do meu comportamento; por outro lado, esse mesmo corpo parece agora invisível aos olhares alheios.
A menopausa infelizmente ainda carrega muitos tabus resultantes de uma perspectiva patriarcal sobre o corpo feminino, que somada ao etarismo marginaliza a mulher madura numa sociedade que valoriza a euforia consumista da eterna juventude, tornando a menopausa um assunto evitado.Proponho com este trabalho quebrar o silêncio público acerca desse tema, colocando minha própria voz -que também representa a de tantas outras mulheres – para visibilizar, humanizar e propor aproximação em relação ao assunto.
Pontuo, de forma sutil e poética, a invisibilidade que a sociedade diariamente nos impõe, bem como as sensações de incerteza e de perda que também se manifestam intimamente. Mas igualmente aponto, com gentileza, para as novas texturas de nossos corpos, para uma sensualidade que, sim, ainda existe, para uma tranquilidade possível.