O Conselho das Anciãs das Treze Luas: janeiro 2023 – março 2024
O Conselho das Anciãs das Treze Luas reúne o conhecimento milenar da sabedoria das mulheres, comum em diversas tribos de povos nativos das Américas. Trata-se de um conjunto de ensinamentos que almeja garantir a preservação da vida na Terra, assumindo que “Tudo nasce do Profundo Feminino”.
Os ensinamentos dessa tradição são transmitidos de geração a geração sempre oralmente, por mulheres que se comprometem a desenvolver seus talentos e curar a si mesmas antes de passar esse legado adiante. Os encontros em roda de mulheres buscam propiciar harmonia com as forças da natureza e conexão com a própria essência espiritual de cada uma, ao compartilhar práticas e rituais xamânicos, como limpeza energética com incenso, ervas e cristais, o soar do Atecocolli (concha) para chamar as energias sagradas, cânticos, toque do tambor, oferenda do tabaco, chanupa (cachimbo), ervas medicinais, temazcal (tenda do suor que simboliza o útero da Mãe Terra).
Entre 21 de janeiro de 2023 e 03 de março de 2024 tive o privilégio de participar e fotografar os encontros do Conselho sob condução de Roberta Gentil Palma. Essas reuniões se deram na Casa Casulo, na cidade de São Paulo, culminando com uma cerimônia de temazcal em um sítio em Pedra Bela – SP. Sentar-me em roda com mulheres tão diferentes entre si e abrir o coração para receber a história e a expressão legítima de cada uma fez-me descobrir o verdadeiro significado da palavra “irmandade” (sisterhood) e o sentido de registrar a força do feminino revelada nos rituais, símbolos, gestos, olhares e em cada semblante.