Foi fotografado três patrimônios culturais da cidade de São José dos Campos-SP, para os moradores da própria cidade ter um olhar mais diferente e acolhedor para os patrimônios e ter consciência cultural para preservação de cada prédio tombado.

O Cine Santana tem dois projetores, um deles fica logo na entrada do prédio. Cheguei perto para fotografar alguns detalhes dele, pedi para abrirem essa parte de dentro onde fica a lente e todo o mecanismo para poder exibir os filmes na época. Com a luz de fora entrando através da porta deu para fotografar sem nenhum problema. O plano detalhe foi a melhor opção para essa foto, assim dá pra observar bem o interior.

Projetor movido a carvão na década de 50, o lugar onde fica o projetor estava escuro e com muita poeira, afastando uma cortina com uma janela de tamanho médio fez com que a luz do sol entrasse e fizesse uma luz ótima para fotografar o projetor. O plano geral foi a melhor opção para fotografar o projetor, apesar de estar em um espaço limitado não tive problemas para fotografar.

Cadeiras com estofados, ao lado dessas cadeiras tem uma saída de emergência, onde eu deixei meia porta aberta e toda a cortina aberta para fazer essa pequena entrada de luz. O plano geral foi a melhor opção para essa fotografia, aqui eu tinha um espaço bem amplo para executar a foto, sem muitas dificuldades.

No Cine Santana tem duas fileiras que ainda contém as cadeiras originais de quando o patrimônio foi inaugurado no ano de 1952, essa foto não teve muita dificuldade para ser executada, pois é uma das cadeiras da ponta do corredor do meio. Plano detalhe com um desfoque no fundo foi o enquadramento ideal para fotografar, assim dando ênfase ao número que está no braço da cadeira.

No mercado municipal contém 3 passarelas com nomes de pessoas que foram significativas para a cidade de São José dos Campos, com essa foto quis enfatizar uma das pessoas, pois essas pessoas são importantes para a história da nossa cidade. Primeiro plano foi a melhor forma de enquadramento para registrar, com o desfoque no fundo para que ter clareza do que é pra ser mostrado.

Nessa foto tem como objetivo falar do tempo dos patrimônios em nossa cidade, o tempo passa e muitas vezes rápido demais para nossa percepção e assim esquecemos de muitas coisas assim como estão fazendo com os patrimônios, pode se dizer também que que nossos patrimônios está ali a muito tempo e não vai sair de onde estão por longos anos, ir até e conhecê-los e saber de toda a história. Primeiro plano foi a melhor opção para poder captar mensagem e simbologia que é para ser passado.

Aqui nessa foto temos uma estética mais tridimensional, onde podemos enxergar três cenas em uma foto só, a entrada, o interior do mercado e a silhueta da pessoa no fundo trabalhando. O Plano geral foi uma ótima opção para poder captar esse momento.

Nome e ano que o Mercado Municipal foi inaugurado, 1923 foi feita uma ampliação e está como hoje. Intuito dessa foto é mostrar a antiguidade do patrimônio que esse ano completou cem anos da forma que o vemos hoje. Foto tirada em primeiro plano, assim consigo mostrar sua arquitetura e mostrar o ano que foi feita a primeira inauguração 1921.

As estruturas que sustentam o telhado do Mercado Municipal se entrelaçam e parecem formas geométricas, triângulos, losangos e retângulos, onde a parte final da estrutura se conecta e faz o património ficar firme e de pé. O Plano geral foi a melhor forma de registrar essa conexão das estruturas.