As formas como a humanidade interage com os animais são inseparáveis da história e da atual conjuntura da civilização moderna, tanto nas culturas ocidentais quanto nas orientais. Essas interações assumiram múltiplos papéis e formatos, alguns benéficos para ambas as partes, e outros, mais frequentemente do que os primeiros, benéficos para os humanos em detrimento dos animais explorados.
Uma visão de mundo que considera os animais mais do que recursos ou companhia não é nova, como observamos nos seguidores do jainismo, que demonstraram conceitos de não-violência contra os animais há mais de dois mil anos. Porém foi na última década que o que se chama de veganismo, termo criado na Inglaterra em 1944 na Inglaterra, aos poucos vai ganhando presença nas conversas, nos mercados e produzindo mudanças de hábitos.
Sensível às injustiças que nossa espécie perpetua sobre os animais praticamente em todos os países e tribos, minha jornada para me tornar um ativista dos direitos dos animais começou em 2010, quando assisti a um documentário e decidi adotar uma dieta ovo-lacto-vegetariana. À medida que mudei gradualmente para a prática da filosofia vegana, também aprofundei meu interesse em documentar as relações entre nós e os animais de todos os tipos. Ao fazer isso, questiono tradições e exponho inconsistências em valores compartilhados enquanto membros de uma sociedade global.
“Os animais e nós” é um retrato de uma pequena parte das relações entre humanos e animais não-humanos, desde um ponto de vista muito pessoal, ao longo dos últimos 13 anos. É um esforço contínuo para conscientizar o público sobre o valor da vida dos animais de forma que possamos aprender a compartilhar este planeta com eles, e não às custas deles.
Uma galinha resgatada que vive atualmente em um santuário de animais apresenta um bico deformado devido a práticas padrão de debicagem e corte de dentes de animais de várias indústrias. A medida é tomada para evitar que eles canibalizem uns aos outros enquanto vivem em lugares lotados. Espanha, 2022Um ativista e voluntário de um santuário animal é retratado através de uma superfície refletora junto com uma galinha resgatada de uma fazenda industrial na Espanha. 2022Um porco resgatado de uma fazenda comercial passa seus dias tranquilamente em um santuário de animais na Espanha. Porcos domesticados e criados seletivamente como este perderam as habilidades necessárias para sobreviver na natureza, sendo o javali um de seus parentes selvagens mais próximos. 2019Uma vaca curiosa se aproxima do flash colocado sobre um tripé para fotografar-la. Ela foi precocemente aposentada da indústria leiteira para receber melhores condições de vida e poder ser empregada em ensaios publicitários por anos até ser doada a um santuário de animais na Espanha. 2020Da janela de um grande estábulo uma vaca contempla um dia quente de verão na Suíça.Uma trabalhadora rural ordenha uma vaca em uma pequena fazenda no estado de Alagoas, Brasil. Na região, um alimento popular servido tanto para bovinos quanto para humanos é o cacto Palma, o qual é rico em fibras e vitaminas. É também uma fonte complementar de proteína. 2013Vacas e touros estão prestes a ser entregues a um matadouro na Espanha. Caminhões como esse transportam diariamente animais tanto da indústria da carne quanto do leite.Um restaurante rural na Espanha serve como pratos principais costelas e linguiças bovina e suína. 2022Um rebanho de cabras atravessa uma estrada na Grécia, vindo das montanhas para um celeiro. 2021Os corpos de cabras e outros animais são expostos e vendidos no mercado municipal de Atenas, na Grécia. 2021Mãe dá banho no filho no rio São Francisco, no estado de Tocantins, Brasil. Eles pertencem a um povo indígena habitante da região. 2015Uma mãe macaca do gênero Ateles espera que seu filhote atravesse o galho entre duas árvores dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cristalino, Brasil. 2021Uma mulher se aproxima com cautela da cachoeira do Label, a mais alta do estado de Goiás, Brasil, assumindo involuntariamente uma postura animalesca. 2023Uma família de cavalos pasta no campo no estado da Bahia, Brasil. Embora no Brasil o cavalo seja mais empregado como meio de transporte, em alguns estados existem abatedouros dedicados aos equinos, servindo o consumo local e, principalmente a exportação desses animais para mercados europeus. 2014
Fotógrafo e videomaker nascido em Brasília e atualmente residente de Barcelona, na Espanha, se dedica à expressão dos sonhos, memórias e estados da mente através de retratos, paisagens e técnicas de longa exposição em fotografia. Também promove os direitos animais enquanto ativista.