FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Salve o Cinema

Eu, aos 7 anos, em frente ao Cinema Azteca.

Salve o Cinema

Luis Teixeira MendesPorLuis Teixeira Mendes
8 de abril de 2025
em Portfólio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Nasci ao lado do Cine Azteca, no Catete. Comecei a frequentá-lo aos três anos de idade. Aos sete testemunhei sua demolição a marretadas. Um impacto brutal, que me deixou marcas profundas e me ensinou, precocemente, que a cidade também sofre mutilações. Com o tempo, compreendi que a queda do Azteca era o primeiro ato de uma lenta e melancólica desertificação: as salas de rua foram silenciando suas telas. O que antes era encontro virou ausência. O que foi espaço de convívio e reflexão coletiva, virou vazio. Resgatar o cinema de rua é romper o ciclo da alienação. É devolver à cidade e ao seu povo o direito ao encontro, ao debate e à arte que transforma.

O trabalho Salve o Cinema nasce dessa vivência: atravessado pela infância que viu seu primeiro cinema ruir, e pelo adulto que ainda caminha pela cidade sentindo a falta desses espaços. É uma reflexão sobre as memórias que insistem em resistir, sobre os lugares que desapareceram e sobre a urgência de ocupar, mais uma vez, esses territórios de sonho e pertencimento.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Luis Teixeira Mendes

Luis Teixeira Mendes

Jornalista, fotógrafo e videomaker, fui proprietário por duas décadas da Paradise Vídeo, locadora em Copacabana que marcou época e que se tornou local de encontro para amantes do cinema. Comecei a estudar fotografia em 2013 com Walter Firmo. Ele foi o curador de duas exposições individuais realizadas em 2018 e 2019, momentos marcantes em que pude compartilhar com o público um olhar cronista da cidade do Rio de Janeiro. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage comecei a desenvolver um processo mais conceitual no campo da fotografia e da videoarte, sob a supervisão de artistas como Claudia Tavares e Marcos Bonisson. Participei de mais de dez exposições coletivas e já fui laureado em diversos concursos de fotografia e festivais de cinema, tanto no Brasil quanto no exterior. Cinéfilo apaixonado, acompanho a gradual desertificação dos cinemas de rua do Rio de Janeiro a adolescência. Tenho o cinema como fonte inesgotável de inspiração: um catalisador de ideias e sensações que enriquece minhas construções imagéticas tanto na fotografia quanto na videoarte. Cada enquadramento, cada sequência que crio, carrega um pouco desse universo cinematográfico, que segue sendo a base de minha expressão artística.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

As Grandes Guardiãs
Portfólio

As Grandes Guardiãs

Este ensaio fotográfico nasceu do meu desejo de registrar e valorizar culturas milenares que vêm se transformando rapidamente diante do...

PorKity Ramos
10 de agosto de 2025
Bruxos e Curandeiros A Magia BANTU entre África, Cuba e Maranhão
Portfólio

Bruxos e Curandeiros A Magia BANTU entre África, Cuba e Maranhão

Ao desvendar a diáspora africana desponta a conclusão de que a América Latina é, definitivamente, o epicentro do extraordinário no...

PorMárcio Vasconcelos
10 de agosto de 2025
Destinos Entrelaçados
Portfólio

Destinos Entrelaçados

Destinos Entrelaçados é um projeto documental multimídia em andamento que explora o impacto devastador da poluição por resíduos têxteis em Gana....

PorNatalija Gormalova
10 de agosto de 2025
metamorfose íntima
Portfólio

metamorfose íntima

Através de uma janela, na fresta de uma porta, dentro de um espelho, imerjo-me na intimidade daqueles cujos corpos se...

PorCarla Bernhardt
10 de agosto de 2025
Pensei que o mar tivesse sempre o mesmo cheiro
Portfólio

Pensei que o mar tivesse sempre o mesmo cheiro

Para ele, então apenas um estudante, o acidente nuclear de Fukushima foi algo que aconteceu além da tela – dentro da internet....

PorKazuki Takeshita
10 de agosto de 2025
Presságio – A Fauna e a Flora são Sagradas
Portfólio

Presságio – A Fauna e a Flora são Sagradas

Presságio é um sinal, uma visão do futuro, um pressentimento, um agouro. Um projeto que nasceu na união da fotografia...

PorAlma Cigana
10 de agosto de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023