FotoDoc
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Home Perfis

Gisele Martins: permanência e transcendência

FotoDocPorFotoDoc
3 de setembro de 2024
em Perfis
Território Ancestral

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Para Gisele Martins, a fotografia é uma forma de registrar um pedaço de suas memórias e está relacionada ao desejo de permanência e transcendência. Talvez por não ter um forte senso de pertencimento, ela se define como uma fotógrafa viajante.

Desde 2004, Gisele Martins registra as chamadas missas inculturadas, realizadas em igrejas católicas com elementos de cultura africana. Com imagens realizadas na Paróquia Nossa Senhora Achiropita e na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, ambas na capital paulista, ela compôs o Portfólio intitulado “Território Ancestral”, um dos finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024.

Na entrevista que segue, Gisele Martins conta um pouco sobre seu trabalho. Descubra.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?

Tenho 57 anos e vivo em São Paulo.

Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?

Comecei a fotografar no final dos anos 90. Sou economista e minha atividade profissional não era a fotografia. Parei de trabalhar no mundo corporativo no final de 2019 e passei a fotografar em tempo integral.

Sou uma fotógrafa viajante, talvez pela ausência de um forte senso de pertencimento. Fotografar acaba sendo um pretexto para viver experiências extraordinárias e gratificantes e de me aproximar de pessoas que vivem em outra realidade, seja territorial, social, profissional, etc. Mesmo em São Paulo, cidade onde eu vivo há quase 40 anos, eu saio do meu espaço à procura de novas descobertas e novas interações. Busco uma experiência de vida mais plural.

Gosto de contar histórias através da fotografia. Fotografar é registrar um pedaço das minhas memórias, e a memória está relacionada ao desejo de permanência e transcendência. É uma forma de marcar a minha presença no mundo e mostrar como eu o vejo e o interpreto.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?

Em 2004, participei do projeto “Povos de São Paulo – uma centena de olhares sobre a cidade antropofágica”, idealizado pelo Iatã Cannabrava. O grupo do qual fiz parte, liderado pelo Egberto Nogueira, era sobre cultos, crenças e misticismos na cidade de São Paulo. Fotografei missas inculturadas afro na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga. Esse foi o tema da minha primeira exposição individual no ano seguinte, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria do Diógenes Moura. Depois retomei a temática do catolicismo afro-brasileiro, fotografando missas e manifestações de catolicismo popular na Zona Leste de São Paulo, especialmente na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Ainda hoje frequento e fotografo essas celebrações. São belíssimas cerimônias de fé, comunhão, música e ritmo, que fazem parte da história de luta do povo negro e celebram sua cultura, dentro da igreja católica. Sempre gostei de registrar a cultura e o modo de vida das pessoas.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?

Estou fotografando Santana do Cariri, Ceará, terra de Benigna, uma menina que foi vítima de feminicídio aos 13 anos, em 1941, e beatificada pela Igreja Católica em 2022.

Conheça os finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Tags: documentalGisele MartinsPrêmio Portfólio FotoDoc 2024
FotoDoc

FotoDoc

FotoDoc - Festival de Fotografia Documental, de 4 a 8 de novembro de 2025, Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP)

Relacionado Posts

Corpo Humano
Perfis

Adriana Muñoz: o corpo como narrativa de vitória e resistência

Fotógrafa e videomaker mexicana de Guadalajara, Adriana Muñoz descobriu sua paixão pela imagem aos 15 anos, presenteada com sua...

PorFotoDoc
8 de setembro de 2025
O Quarto de Despejo
Perfis

nilo2anjos: memória visual do Brasil profundo

Fotógrafo documentarista em constante deslocamento, nilo2anjos (nome artístico de Nilo dos Anjos Gomes) dedica-se a construir uma memória visual...

PorFotoDoc
8 de setembro de 2025
Castanheiro
Perfis

Dinho Rocha: a vida amazônica em foco

Multifacetado artista visual do extremo norte do Brasil, Dinho Rocha é um amapaense de coração que domina diversas frentes...

PorFotoDoc
8 de setembro de 2025
Sob a luz da Encantaria
Perfis

Mi’saw Zàwàruhu: sob a luz da ancestralidade

Fotógrafa e indígena Tentehar-Guajajara, Mi'saw Zàwàruhu carrega em seu olhar a missão de reconstruir, através das imagens, os fragmentos...

PorFotoDoc
8 de setembro de 2025
Jornada pelo Rio Negro
Perfis

Paulo Rapoport: fotografia como música

A fotografia e a música se fundem na vida de Paulo Rapoport, paulistano, sociólogo de formação e contrabaixista. Sua...

PorFotoDoc
21 de agosto de 2025
Retirada Violenta
Perfis

Nilmar Lage: a utopia de uma sociedade mais justa

A fotografia documental foi a ferramenta empregada por Nilmar Lage para ajudar na construção da utopia de uma sociedade...

PorFotoDoc
21 de agosto de 2025
  • HOME
  • FESTIVAL
  • PRÊMIO
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023