FotoDoc
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • GanhadoresNOVIDADE !
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • GanhadoresNOVIDADE !
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Home Perfis

Gisele Martins: permanência e transcendência

FotoDocPorFotoDoc
3 de setembro de 2024
em Perfis
Território Ancestral

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Para Gisele Martins, a fotografia é uma forma de registrar um pedaço de suas memórias e está relacionada ao desejo de permanência e transcendência. Talvez por não ter um forte senso de pertencimento, ela se define como uma fotógrafa viajante.

Desde 2004, Gisele Martins registra as chamadas missas inculturadas, realizadas em igrejas católicas com elementos de cultura africana. Com imagens realizadas na Paróquia Nossa Senhora Achiropita e na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, ambas na capital paulista, ela compôs o Portfólio intitulado “Território Ancestral”, um dos finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024.

Na entrevista que segue, Gisele Martins conta um pouco sobre seu trabalho. Descubra.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Quantos anos tem? Onde vive e trabalha atualmente?

Tenho 57 anos e vivo em São Paulo.

Conte um pouco da sua trajetória pessoal na fotografia. Quando começou a fotografar e por que? Qual papel tem a fotografia em sua vida?

Comecei a fotografar no final dos anos 90. Sou economista e minha atividade profissional não era a fotografia. Parei de trabalhar no mundo corporativo no final de 2019 e passei a fotografar em tempo integral.

Sou uma fotógrafa viajante, talvez pela ausência de um forte senso de pertencimento. Fotografar acaba sendo um pretexto para viver experiências extraordinárias e gratificantes e de me aproximar de pessoas que vivem em outra realidade, seja territorial, social, profissional, etc. Mesmo em São Paulo, cidade onde eu vivo há quase 40 anos, eu saio do meu espaço à procura de novas descobertas e novas interações. Busco uma experiência de vida mais plural.

Gosto de contar histórias através da fotografia. Fotografar é registrar um pedaço das minhas memórias, e a memória está relacionada ao desejo de permanência e transcendência. É uma forma de marcar a minha presença no mundo e mostrar como eu o vejo e o interpreto.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Conte um pouco sobre seu trabalho finalista do PPF 2024. Quando e onde foi realizado? Qual a proposta? De que maneira e em que medida ele se encaixa em sua produção fotográfica?

Em 2004, participei do projeto “Povos de São Paulo – uma centena de olhares sobre a cidade antropofágica”, idealizado pelo Iatã Cannabrava. O grupo do qual fiz parte, liderado pelo Egberto Nogueira, era sobre cultos, crenças e misticismos na cidade de São Paulo. Fotografei missas inculturadas afro na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga. Esse foi o tema da minha primeira exposição individual no ano seguinte, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria do Diógenes Moura. Depois retomei a temática do catolicismo afro-brasileiro, fotografando missas e manifestações de catolicismo popular na Zona Leste de São Paulo, especialmente na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Ainda hoje frequento e fotografo essas celebrações. São belíssimas cerimônias de fé, comunhão, música e ritmo, que fazem parte da história de luta do povo negro e celebram sua cultura, dentro da igreja católica. Sempre gostei de registrar a cultura e o modo de vida das pessoas.

Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
Imagem do Portfólio Território Ancestral de Gisele Martins, finalista do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Em quais projetos trabalha atualmente? Quais seus planos para o futuro próximo em termos de produção fotográfica?

Estou fotografando Santana do Cariri, Ceará, terra de Benigna, uma menina que foi vítima de feminicídio aos 13 anos, em 1941, e beatificada pela Igreja Católica em 2022.

Conheça os finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Tags: documentalGisele MartinsPrêmio Portfólio FotoDoc 2024
FotoDoc

FotoDoc

FotoDoc - Festival de Fotografia Documental, de 4 a 8 de novembro de 2025, Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP)

Relacionado Posts

Bruxos e Curandeiros: a Magia Bantu entre África, Cuba e Maranhão
Perfis

Márcio Vasconcelos: os fios ancestrais da magia Bantu

Aos 66 anos, o maranhense Márcio Vasconcelos constrói uma trajetória fotográfica singular que transita entre a pesquisa antropológica e...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
Destinos Entrelaçados
Perfis

Natalija Gormalova: tecendo destinos, desvendando injustiças

Em Acra, Gana, onde vive e trabalha, a fotógrafa Natalija Gormalova constrói uma prática documental que transforma a lente...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
Retirada Violenta
Perfis

Nilmar Lage: a utopia de uma sociedade mais justa

A fotografia documental foi a ferramenta empregada por Nilmar Lage para ajudar na construção da utopia de uma sociedade...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
Aos seres da metamorfose
Perfis

Patrick Arley: antropologia, transe e a fotografia como contra-feitiço

Antropólogo e fotógrafo belo-horizontino de 45 anos, Patrick Arley desenvolve uma prática fotográfica que desafia as fronteiras entre documentação...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
ECO EGUM
Perfis

Vinicius Xavier: quando os eguns ecoam no presente

Em Salvador, onde vive e trabalha, Vinicius Xavier constrói uma fotografia que é ao mesmo tempo sacerdócio, pesquisa antropológica...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
O Olhar do Adeus
Perfis

Araz: entre o desterro e a memória

Entre Buenos Aires e Ushuaia, a fotógrafa argentina-armênia Araz constrói uma obra profundamente marcada pelo tema do deslocamento forçado...

PorFotoDoc
21 de setembro de 2025
  • HOME
  • FESTIVAL
  • PRÊMIO
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
      • Workshops
      • Leituras de Portfólio
      • Encontros
      • Exposições
      • Livraria
      • Artescambo
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Ganhadores
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023