A Jurema Sagrada uma tradição religiosa, sinergia entre as culturas indígenas e africanas, enraizada no Nordeste do Brasil. Com sua origem ligada a estados como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Sua iconografia é rica e cheia de significado, representada pelo cachimbo e sua fumaça, pelo maracá e pela estrela de sete pontas, que simboliza cada Cidade Encantada. Juremeiros e Juremeiras, através do Ka’atimbó (Ka’a= mato; timbó= vapor branco), fazem ligação entre o mundo material e o espiritual, cultuam Vaboclos, Mestres e Mestras, Pretos velhos, Exus e Pombagiras, entidades e divindades que permeiam seus rituais.
Busco capturar não apenas imagens, mas momentos e detalhes que compõem a riqueza ritualística da Jurema Sagrada. Celebrações, batismos, reuniões – cada evento é uma oportunidade de preservar e compartilhar a profundidade espiritual e cultural dessa tradição; O portfólio fotográfico, é um tributo à força e à beleza da Jurema Sagrada, uma herança preciosa que merece ser honrada e protegida.