Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi assolada pela mais avassaladora enchente que já aconteceu por esses pagos. Devastou vários bairros que costeavam o Lago Guaíba.
Crescemos ouvindo histórias da Grande Enchente de 1941, que invadiu as ruas da cidade. Para todos, era um cenário do passado, que jamais voltaria a se repetir. Ao longo dos anos, vários movimentos foram feitos para derrubar o Muro da Mauá, que foi concebido para conter as águas do Lago Guaíba em uma próxima enchente. Passaram-se 83 anos e a história se repete, só que mais violenta e assustadora que a anterior. E o muro cumpriu o seu papel, apesar da falta de manutenção de suas comportas.
Mas… nada mais será como antes… o barulho da chuva já não acalma, o sopro do vento deixou de ser música, o reflexo dos prédios nas poças de água da chuva perdeu um pouco o seu encanto, os sonhos dos animais resgatados não são tranquilos, muitos nadam dormindo para se salvar das águas que não pararam de subir, os telhados passaram a ser a parte mais segura de algumas casas…
A população segue traumatizada…mas a fé na espera por dias melhores ainda motiva os cidadãos porto-alegrenses a seguir em frente.