FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • FinalistasNOVIDADE !
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Tessituras do Adeus

Tessituras do Adeus

Sandra GonçalvesPorSandra Gonçalves
29 de junho de 2025
em Portfólio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Esta reflexão imagética é resultado de uma longa despedida que se transformou num átimo, quando o tempo se contraiu no puro agora e o confronto com a impossibilidade de controle do fluxo da vida se deu. O espaço explorado é imaginário, metafórico onde ressignifico espaços e vivências.

Estas imagens anseiam falar da fragilidade, da resiliência, da sobrevivência da espécie, forma possível de imortalidade.
Nosso legado ao nascer é a morte, herança da qual nenhum ser humano parece escapar. De acordo com Heidegger, somos seres para a morte e a consciência deste ser para a morte, consciência de si como presença, nos tira do inequívoco da existência, de seu desperdício. A permanência em vida se revela a nós mortais como pequenos dribles do apagamento e do nada. Buscamos em vida epifanias que nos conectem com aquilo que no comum nos escapa.

Em termos mais empíricos, a vivência da morte do outro e da nossa futura morte, concretamente, nos remete e permite a construção de uma Tessitura do Adeus. Algumas são bem curtas, outras longas, mas ambas são sempre um susto, um inesperado que se pensa nunca acontecer. As palavras fogem e uma grande fenda se abre nessa vivência inevitável da finitude.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Sandra Gonçalves

Sandra Gonçalves

Nasci na cidade do Rio de Janeiro, moro em Porto Alegre desde 2005. Sou Artista Visual, Professora Titular e pesquisadora na área da Fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possuo graduação em Comunicação Visual na Escola de Belas-Artes (UFRJ). Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (UFRJ). Especialista em Processos Curatoriais pelo Instituto de Artes (UFRGS). Sou autora do fotolivro Cápsula, Editora Origem (2021) e La vie em Rose, Coleção Photothings (2024). Como pesquisadora e artista tenho como base a fotografia. As questões que me movem e me fazem criar são aquelas relacionadas com a vida em seus múltiplos aspectos sociais, culturais, econômicos, a sobrevivência do planeta e de suas diferentes espécies. Questões relacionadas à finitude são recorrentes em meu trabalho. No ano 2000, realizei minha primeira exposição, individual, no Palácio do Catete com um trabalho Foto documental sobre carvoarias no centro urbano da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, produzo e exibo individual e coletivamente trabalhos relacionados à fotografia. Participo da cena fotográfica e artística através de editais, convocatórias e exposições. Possuo obras em acervos de museus e coleções particulares. Participo de Grupos de discussão e estudos sobre a fotografia e a arte. Escrevo regularmente sobre Fotografia.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

As Grandes Guardiãs
Portfólio

As Grandes Guardiãs

Este ensaio fotográfico nasceu do meu desejo de registrar e valorizar culturas milenares que vêm se transformando rapidamente diante do...

PorKity Ramos
10 de agosto de 2025
Bruxos e Curandeiros A Magia BANTU entre África, Cuba e Maranhão
Portfólio

Bruxos e Curandeiros A Magia BANTU entre África, Cuba e Maranhão

Ao desvendar a diáspora africana desponta a conclusão de que a América Latina é, definitivamente, o epicentro do extraordinário no...

PorMárcio Vasconcelos
10 de agosto de 2025
Destinos Entrelaçados
Portfólio

Destinos Entrelaçados

Destinos Entrelaçados é um projeto documental multimídia em andamento que explora o impacto devastador da poluição por resíduos têxteis em Gana....

PorNatalija Gormalova
10 de agosto de 2025
metamorfose íntima
Portfólio

metamorfose íntima

Através de uma janela, na fresta de uma porta, dentro de um espelho, imerjo-me na intimidade daqueles cujos corpos se...

PorCarla Bernhardt
10 de agosto de 2025
Pensei que o mar tivesse sempre o mesmo cheiro
Portfólio

Pensei que o mar tivesse sempre o mesmo cheiro

Para ele, então apenas um estudante, o acidente nuclear de Fukushima foi algo que aconteceu além da tela – dentro da internet....

PorKazuki Takeshita
10 de agosto de 2025
Presságio – A Fauna e a Flora são Sagradas
Portfólio

Presságio – A Fauna e a Flora são Sagradas

Presságio é um sinal, uma visão do futuro, um pressentimento, um agouro. Um projeto que nasceu na união da fotografia...

PorAlma Cigana
10 de agosto de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Finalistas
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023