FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Entre Cintos, Fivelas & Memórias: O Mundo de Crispim da Mata

Dheniffer WagataPorDheniffer Wagata
24 de maio de 2024
em Ensaio

A Feira Hippie, a maior feira ao ar livre da América Latina e uma das mais emblemáticas feiras de rua do Brasil, possui uma história rica que abrange décadas de transformações e desafios. Inicialmente focada no artesanato nas décadas de 1960 e 1970, a feira evoluiu para incluir produtos industrializados e importados a partir dos anos 1980. Essas mudanças diversificaram sua oferta, mas também afastaram a feira de suas raízes artesanais originais. Além disso, a feira mudou de local várias vezes: da Praça Cívica para a Avenida Goiás e, finalmente, para a Praça do Trabalhador nos anos 1990. No entanto, essas mudanças não resolveram os problemas territoriais enfrentados pela feira, que continuou a crescer desordenadamente.

Hoje, na Feira Hippie, o cenário mudou. O aroma de incenso e o colorido das artesanias cederam espaço para roupas, calçados, praça de alimentação e outros produtos. Entretanto, uma coisa permanece inalterada: a essência das pessoas, suas lutas e suas histórias de sobrevivência.

Em meio às barracas repletas de roupas da moda, tênis descolados e produtos diversos, conheci o senhor Crispim da Mata de 62 anos, uma figura ilustre, alegre e de um carisma contagiante. Crispim trabalha com diversos acessórios, como cintos, chapéus, muladeiras e bonés, há muitos anos na Feira Hippie de Goiânia, aos sábados e domingos. Ele monta muladeiras, troca fivelas dos cintos dos clientes e confecciona cintos manualmente, com muito amor, alegria e capricho. Para ele, não existe tempo ruim.

A dedicação de Crispim reflete a verdadeira alma da feira: a perseverança e a paixão dos trabalhadores que, dia após dia, enfrentam os desafios com um sorriso no rosto e um coração cheio de esperança.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata Barbosa Cardoso é bacharel em Direção de Arte pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Marketing Digital. Fotógrafa profissional formada pelo Senac Goiás Cora Coralina, também é editora de vídeo e especialista em efeitos visuais pela Escola de Artes Visuais Imageria Criativa. Co-fundadora do Coletivo de Mídia Independente Desneuralizador, Dheniffer atua há cerca de uma década no campo audiovisual, com experiência que abrange da direção de arte à edição e aos efeitos especiais. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido por sua potência estética e compromisso político. Em 2021, foi laureada com o 1o lugar na categoria Ensaio Fotográfico do 3o Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos, com o projeto “ISOLAMENTO SOCIAL: SEM COR, SEM VIDA”, no qual assinou a direção de fotografia. Em 2022, seu filme “O Rei do Congo” obteve menção honrosa do júri e 1o lugar no Júri Popular Presencial na mostra competitiva do Festival de Cinema e Memória Cerratenses, onde desempenhou as funções de diretora, roteirista e diretora de fotografia. O mesmo filme recebeu menção honrosa no 6o Curta Canedo, sendo agraciado com o Troféu Ceci Pinheiro, na categoria Cinema pela Igualdade Racial e Valorização da Mulher. Ainda em 2022, foi premiada com o 1o lugar no Júri Popular Virtual da mostra competitiva do mesmo festival, pelo filme “Raízes: um facão, uma picareta e um pilão”, no qual atuou como roteirista e produtora. Em 2016, Dheniffer foi reconhecida com menção honrosa do júri na 16a Goiânia Mostra Curtas, com o filme “Operação 2,80: e a revolta popular só aumenta”, assinando a direção de fotografia. No 9o Festcine Goiânia (2019), o longa documental “Não Tem Arrego”, com direção de fotografia de sua autoria, foi destaque na categoria Documentário. Em 2022, o mesmo filme conquistou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora na Favera IX – Mostra É Nóis Goiás de Longas e Médias, mantendo Dheniffer na direção de fotografia.

Relacionado Posts

Memórias de um Incêndio
Ensaio

Memórias de um Incêndio

O que morre num incêndio? E o que, dele, renasce? Desfocar: modo de atravessar o ardor. O fogo —...

PorDaniela Giovana Corso
15 de julho de 2025
Sobre Partidas e Chegadas
Ensaio

Sobre Partidas e Chegadas

A série fotográfica “Sobre Partidas e Chegadas” celebra o universo das viagens de trem, revelando histórias que se desenrolam...

PorPespaim
15 de julho de 2025
utopía de un brote
Ensaio

utopía de un brote

El siguiente ensayo es una parte del archivo fotográfico de varios años de coexistencia con "el mago" Ivan, y...

PorJona
14 de julho de 2025
Entre reflexos: os segredos que sequestramos
Ensaio

Entre reflexos: os segredos que sequestramos

Enchentes não são apenas fenômenos meteorológicos — são rachaduras. Este ensaio nasce das recorrentes cheias que devastam o sul...

PorAlê Bruny
13 de julho de 2025
Ay Haiti
Ensaio

Ay Haiti

“Ay Haiti” -"Hay amor, hay en ti Hay en mi voz, ay ay Haiti Hay amor, hay en ti...

PorSilvia Maria
13 de julho de 2025
Solupan
Ensaio

Solupan

O Ensaio “Solupan” trata do trabalho braçal realizado na lavagem de caminhões. Os caminhões são lavados quatro vezes ao...

13 de julho de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023