FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Isolamento Social: Sem Cor, Sem Vida

Isolamento Social: Sem Cor, Sem Vida

Dheniffer WagataPorDheniffer Wagata
8 de maio de 2025
em Ensaio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Durante a pandemia, fotografei minha própria família. Registrei o silêncio que se espalhava pela casa, os olhares que buscavam abrigo uns nos outros, os dias que passavam iguais — desbotados. Este ensaio nasceu do confinamento, mas também do afeto.

É um testemunho do que fomos quando o mundo parou: medo, ansiedade, cansaço, mas também cuidado. A ausência de cor nas imagens reflete aquilo que sentimos: a vida em suspensão, o tempo embaçado, a esperança rarefeita. Não são apenas fotografias — são cicatrizes visíveis de um tempo invisível. Um modo de dizer, sem palavras, o que ficou em nós depois do isolamento. É um retrato íntimo da dor silenciosa que habitou tantas casas. A minha foi só mais uma delas.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata Barbosa Cardoso é bacharel em Direção de Arte pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Marketing Digital. Fotógrafa profissional formada pelo Senac Goiás Cora Coralina, também é editora de vídeo e especialista em efeitos visuais pela Escola de Artes Visuais Imageria Criativa. Co-fundadora do Coletivo de Mídia Independente Desneuralizador, Dheniffer atua há cerca de uma década no campo audiovisual, com experiência que abrange da direção de arte à edição e aos efeitos especiais. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido por sua potência estética e compromisso político. Em 2021, foi laureada com o 1o lugar na categoria Ensaio Fotográfico do 3o Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos, com o projeto “ISOLAMENTO SOCIAL: SEM COR, SEM VIDA”, no qual assinou a direção de fotografia. Em 2022, seu filme “O Rei do Congo” obteve menção honrosa do júri e 1o lugar no Júri Popular Presencial na mostra competitiva do Festival de Cinema e Memória Cerratenses, onde desempenhou as funções de diretora, roteirista e diretora de fotografia. O mesmo filme recebeu menção honrosa no 6o Curta Canedo, sendo agraciado com o Troféu Ceci Pinheiro, na categoria Cinema pela Igualdade Racial e Valorização da Mulher. Ainda em 2022, foi premiada com o 1o lugar no Júri Popular Virtual da mostra competitiva do mesmo festival, pelo filme “Raízes: um facão, uma picareta e um pilão”, no qual atuou como roteirista e produtora. Em 2016, Dheniffer foi reconhecida com menção honrosa do júri na 16a Goiânia Mostra Curtas, com o filme “Operação 2,80: e a revolta popular só aumenta”, assinando a direção de fotografia. No 9o Festcine Goiânia (2019), o longa documental “Não Tem Arrego”, com direção de fotografia de sua autoria, foi destaque na categoria Documentário. Em 2022, o mesmo filme conquistou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora na Favera IX – Mostra É Nóis Goiás de Longas e Médias, mantendo Dheniffer na direção de fotografia.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Barro, chama e espírito
Ensaio

Barro, chama e espírito

Registros do cotidiano de um oleiro solitário na zona rural e que lida com a tristeza e cansaço da vida...

PorVinícius Salvador
13 de maio de 2025
A Arte de Curar o Tempo
Ensaio

A Arte de Curar o Tempo

O ensaio "A Arte de Curar o Tempo" convida o olhar a se aproximar do que geralmente passa despercebido: os...

PorMaria de Minas
12 de maio de 2025
Qual história contamos
Ensaio

Qual história contamos

Esse trabalho começou em meados de 2000, numa excursão do ensino médio com o professor de História para a cidade...

PorSabrina Moura
12 de maio de 2025
Cores (In) Visíveis
Ensaio

Cores (In) Visíveis

Neste ensaio, Maria de Minas reconstrói paisagens através da cor, explorando os limites entre percepção e representação. As imagens, captadas...

PorMaria de Minas
12 de maio de 2025
Acampados na fé
Ensaio

Acampados na fé

O ensaio é um registro documental com viés onírico, aliás um perfil do meu trabalho, para mostrar os bastidores dos...

PorMagali Abreu
12 de maio de 2025
Silêncios e Devoções do Círio Popular
Ensaio

Silêncios e Devoções do Círio Popular

Esta série fotográfica percorre os caminhos silenciosos da fé popular, guiada pelo simbolismo do Círio — manifestação que une o...

PorMaria de Minas
12 de maio de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023