fbpx
João Paulo Barbosa

João Paulo Barbosa

João Paulo Barbosa apaixonou-se pelas “zonas frias aos 10 anos de idade, quando fotografou o inverno nos Alpes. Tornou-se Historiador pela Universidade de Brasília e, desde então, viaja o mundo para fotografar regiões da Antártica, Himalaia, Islândia, Andes e Patagônia. Realizou 80 exposições em galerias, museus e a céu aberto. Publicou em veículos como The Guardian, National Geographic e The Korean Herald.
Seu trabalho foi exibido em mais de 50 países e reconhecido pelos prêmios National Geographic Society, Banff Centre, Smithsonian Institution, CICI e Patagon Journal. Foi finalista dos prêmios Wildlife Photographer of the Year, MontPhoto e Marc Ferrez.
É autor de vários livros, como A incrível viagem do Tio Max à Antártica e do filme Exploração Antártica no Século XXI: a descoberta das ilhas Barros. Realiza pesquisas e ensaios visuais com foco na documentação dos impactos climáticos em icespots localizados em todos os continentes.
Em 2014 foi delegado convidado na 37a Reunião Consultiva do Tratado da Antártica. Seu trabalho sobre a Antártica foi premiado no Memorial Maria Luisa (Espanha). Em 2020, representou o Brasil no 20o Encontro Latinoamericano de Historiadores Antárticos, onde proferiu a conferência “Viajantes antárticos e a toponímia brasileira”. 
Seu conhecimento sobre o "mundo do gelo" é compartilhado por meio de palestras, publicações, filmes e viagens para regiões como Terra do Fogo e Península Antártica.
Atualmente, é membro da Missão Criosfera (UERJ), curador da exposição Antártica do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia (UnB/MCTI), curador da Mostra Brasileira de Filmes Polares e fotógrafo/cinegrafista da Editora Vento Leste.