FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Entre Cintos, Fivelas & Memórias: O Mundo de Crispim da Mata

Dheniffer WagataPorDheniffer Wagata
24 de maio de 2024
em Ensaio

A Feira Hippie, a maior feira ao ar livre da América Latina e uma das mais emblemáticas feiras de rua do Brasil, possui uma história rica que abrange décadas de transformações e desafios. Inicialmente focada no artesanato nas décadas de 1960 e 1970, a feira evoluiu para incluir produtos industrializados e importados a partir dos anos 1980. Essas mudanças diversificaram sua oferta, mas também afastaram a feira de suas raízes artesanais originais. Além disso, a feira mudou de local várias vezes: da Praça Cívica para a Avenida Goiás e, finalmente, para a Praça do Trabalhador nos anos 1990. No entanto, essas mudanças não resolveram os problemas territoriais enfrentados pela feira, que continuou a crescer desordenadamente.

Hoje, na Feira Hippie, o cenário mudou. O aroma de incenso e o colorido das artesanias cederam espaço para roupas, calçados, praça de alimentação e outros produtos. Entretanto, uma coisa permanece inalterada: a essência das pessoas, suas lutas e suas histórias de sobrevivência.

Em meio às barracas repletas de roupas da moda, tênis descolados e produtos diversos, conheci o senhor Crispim da Mata de 62 anos, uma figura ilustre, alegre e de um carisma contagiante. Crispim trabalha com diversos acessórios, como cintos, chapéus, muladeiras e bonés, há muitos anos na Feira Hippie de Goiânia, aos sábados e domingos. Ele monta muladeiras, troca fivelas dos cintos dos clientes e confecciona cintos manualmente, com muito amor, alegria e capricho. Para ele, não existe tempo ruim.

A dedicação de Crispim reflete a verdadeira alma da feira: a perseverança e a paixão dos trabalhadores que, dia após dia, enfrentam os desafios com um sorriso no rosto e um coração cheio de esperança.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata

Dheniffer Wagata Barbosa Cardoso é bacharel em Direção de Arte pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Marketing Digital. Fotógrafa profissional formada pelo Senac Goiás Cora Coralina, também é editora de vídeo e especialista em efeitos visuais pela Escola de Artes Visuais Imageria Criativa. Co-fundadora do Coletivo de Mídia Independente Desneuralizador, Dheniffer atua há cerca de uma década no campo audiovisual, com experiência que abrange da direção de arte à edição e aos efeitos especiais. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido por sua potência estética e compromisso político. Em 2021, foi laureada com o 1o lugar na categoria Ensaio Fotográfico do 3o Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos, com o projeto “ISOLAMENTO SOCIAL: SEM COR, SEM VIDA”, no qual assinou a direção de fotografia. Em 2022, seu filme “O Rei do Congo” obteve menção honrosa do júri e 1o lugar no Júri Popular Presencial na mostra competitiva do Festival de Cinema e Memória Cerratenses, onde desempenhou as funções de diretora, roteirista e diretora de fotografia. O mesmo filme recebeu menção honrosa no 6o Curta Canedo, sendo agraciado com o Troféu Ceci Pinheiro, na categoria Cinema pela Igualdade Racial e Valorização da Mulher. Ainda em 2022, foi premiada com o 1o lugar no Júri Popular Virtual da mostra competitiva do mesmo festival, pelo filme “Raízes: um facão, uma picareta e um pilão”, no qual atuou como roteirista e produtora. Em 2016, Dheniffer foi reconhecida com menção honrosa do júri na 16a Goiânia Mostra Curtas, com o filme “Operação 2,80: e a revolta popular só aumenta”, assinando a direção de fotografia. No 9o Festcine Goiânia (2019), o longa documental “Não Tem Arrego”, com direção de fotografia de sua autoria, foi destaque na categoria Documentário. Em 2022, o mesmo filme conquistou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora na Favera IX – Mostra É Nóis Goiás de Longas e Médias, mantendo Dheniffer na direção de fotografia.

Relacionado Posts

Inclusão, Diversidade e Luta
Ensaio

Inclusão, Diversidade e Luta

Em 2024, Florianópolis sediou mais uma edição da Parada LGBT+, um evento que, ao longo dos anos, tem se...

PorRoberto Svolenski
26 de junho de 2025
Mascarados da Marujada de Quatipurú-Pa (2010-2023)
Ensaio

Mascarados da Marujada de Quatipurú-Pa (2010-2023)

Em 2010, recebi um convite para mergulhar em uma expressão ancestral chamada Marujada, uma manifestação que, segundo registros, ocorre...

PorKleyton Silva
26 de junho de 2025
Gambiarra Skate Day
Ensaio

Gambiarra Skate Day

Fotografado durante o Skate Day em Caldas Novas, é um mergulho na vibrante cultura do skate e na filosofia...

PorCretino Lens
26 de junho de 2025
Bonde dos Crias da Zona Oeste – BH
Ensaio

Bonde dos Crias da Zona Oeste – BH

Acompanhei os surfistas rodoviário cruzar a capital mineira, da zona oeste até a zona norte de Belo Horizonte -...

PorAlonso Pafyeze
26 de junho de 2025
O tempo que resta
Ensaio

O tempo que resta

Fotografar o processo de morte do meu pai foi, antes de tudo, um gesto de amor. Ele, que foi...

PorCarolina Leipnitz
26 de junho de 2025
Rastros de un origen
Ensaio

Rastros de un origen

"Rastros de un origen" es un ensayo fotográfico analógico en blanco y negro que recorre la barranca de Rosario...

PorLuisa Milano
26 de junho de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023