FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados
Brazil, 1.138 de março de 2020

Brazil, 1.138 de março de 2020

Ciro BertolucciPorCiro Bertolucci
1 de maio de 2025
em Portfólio

Selecionado no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

“Enquanto atravesso o quintal, olho para os muros da casa, e pela primeira vez percebo como são baixos para tudo o que está fora e altos para nós que estamos aqui dentro. O Sol, que ainda brilha forte, já esquentava o chão quando recebemos a notícia de que, a partir de amanhã, o comércio permanecerá fechado por alguns dias. Assim como outros, me pergunto o que é importante estocar e se o dinheiro vai dar. Por fim, me invade a ideia de transformar o canteiro em uma horta.

No supermercado, sinto que é véspera de ano-novo, mas, na verdade, é começo de um mês que vai se estender por alguns anos; um mês em que as notícias, as prescrições, os alertas e alguns hábitos serão repetidos até à exaustão como um GIF que viraliza da timeline das redes sociais para o que resta de vida fora delas. Com medo, vamos nos esforçar para consolidar fronteiras — este é o meu ar, este é o seu ar —, mas março de 2020 vai atravessar oceanos e fazer mundos parecerem um só.”

“Brazil, 1.138 de março de 2020” é um documentário fotográfico em que apresento algumas percepções sobre o período da pandemia.

O título remete à quantidade de dias corridos contados desde 24 de março de 2020, data das primeiras recomendações para quarentena no país, até 05 de maio de 2023, quando a OMS deixou de classificar o surto de Covid-19 como pandemia.
Para compor esta série, busquei signos capazes de contextualizar o momento. Alguns deles são muros, grades, máscaras e outros tipos de barreiras que demarcavam as fronteiras do que era dentro e do que era fora; daquilo que pertence a um e daquilo que pertence ao outro; do prescrito e do contraindicado. Também estão presentes as antenas, que possibilitavam alguma conexão ao transmitir informações. A repetição de objetos, paisagens e ações, remete às manchetes, preocupações e protocolos que naquele momento pareciam déjà-vus. As vidas que desapareciam são representadas por espaços vazios, silhuetas desprovidas de rostos e corpos parcialmente apagados pela longa exposição do dispositivo fotográfico.

Assim, por meio desta série, procuro evocar sentimentos de angústia, tensão e desamparo que foram presenças tão marcantes ao longo destes 1.138 dias.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2025

Ciro Bertolucci

Ciro Bertolucci

Nascido no ano de 1988, em Araras (SP), Ciro Bertolucci é designer e se dedica em paralelo à fotografia autoral desde 2011. Sua produção transita entre o documental e o simbólico, explorando dispositivos visuais diversos - digitais, analógicos e artesanais. A pesquisa imagética que desenvolve se inclina sobre questões relacionadas à passagem do tempo, à impermanência e também aos impactos nocivos da sociedade de consumo sobre o planeta.

Conteúdo relacionado

Relacionado Posts

Sem folha não tem Orixás
Portfólio

Sem folha não tem Orixás

Nego Bispo defende que, muito mais do que preservar, é necessário reaprendermos a nos relacionar com o meio ambiente das...

PorLeila Chandani
31 de maio de 2025
Redes de afeto e resistência
Portfólio

Redes de afeto e resistência

Este portfólio reúne imagens produzidas entre 2022 e 2024 em comunidades amazônicas, especialmente no arquipélago do Marajó. A série retrata...

PorMarilu Cruz
31 de maio de 2025
No mi l’ammento
Portfólio

No mi l’ammento

"No mi l'ammento" is a visual narrative about the passage of time and the gradual fading of memories. The project is...

PorMoana Canu
30 de maio de 2025
CID: ??
Portfólio

CID: ??

Este é um projeto que visa ilustrar a medicalização dos tratamentos psiquiátricos em detrimento de sintomas que nem sequer são...

PorLaís Mariane Ribeiro
28 de maio de 2025
Blue Whale — to die whole or live half
Portfólio

Blue Whale — to die whole or live half

Suicide is a taboo.We talk about depression, but hide its most extreme consequence — suicide. A word we avoid, a...

PorErmes Signorile
28 de maio de 2025
Tripalium
Portfólio

Tripalium

A palavra trabalho vem de tripalium — um instrumento de tortura com três pontas, usado para punir condenados e, sobretudo,...

PorSaulo Augusto Jr
28 de maio de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023