Madonnas Contemporâneas (2012-13)
Série fotográfica que investigou com mulheres/mães residentes na ilha de Santa Catarina a temática da maternidade nas interfaces da arte, da filosofia, da antropologia e da psicologia social.
A partir da elaboração de retratos em um cenário com um elemento em comum – um varal de roupas – foram colocados objetos, especialmente selecionados pelas retratadas, que servem de canais simbólicos na intenção de comunicar suas experiências, expectativas, medos, frustrações, questionamentos e subjetivações sobre sua vivência materna, numa proposta dialética, estética e política com mulheres que se apropriam e transformam a maternidade na contemporaneidade.
A família contemporânea é compreendida também em sua diversidade que transborda os papéis sociais tradicionais de pai, mãe e filhos. As novas configurações de família abarcam tanto aqueles modelos tradicionais, como também casais homoparentais, filhos biológicos ou não e, principalmente neste trabalho, a construção de famílias no qual as mulheres-mães e seus filhos e filhas são protagonistas de suas histórias.
Projeto Fotográfico que deu origem à pesquisa acadêmica de mestrado em Psicologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2015).
Acesso à dissertação na biblioteca universitária: https://pergamum.ufsc.br/acervo/334088
Acesso o vídeo do livro sendo folheado: https://www.youtube.com/watch?v=Fy79ozS3pZs&t=8s