A infância é, talvez, a fase mais importante da vida de todos os seres humanos, seja ela de qualquer espectro social ou cultural, esta é a fase onde o ato de brincar torna tudo mágico, intenso e vibrante. Uma brincadeira de pique-esconde pode se tornar uma grande aventura na imaginação, o mundo lúdico se torna palpável para aqueles que têm o prazer e a oportunidade de estar próximo de uma criança. E também é a fase onde aprendemos e colocamos em nossa bagagem de vivências tudo aquilo que nos definirá mais tarde como adultos.
Foi a partir da paternidade que o jovem fotógrafo Rafael Felix mirou as suas lentes e o seu olhar sensível para este estágio tão importante das nossas vidas, primeiramente dentro de casa, através da convivência com o filho e depois nas ruas do seu bairro, o Itaim Paulista, onde nas horas vagas entre um trabalho e outro, se dedica a tarefa de registrar e documentar as ruas do bairro, as atividades culturais e agora as crianças, muitas em situação de risco, mas como é facilmente perceptível nas fotos apresentadas, todas vivendo a infância da melhor maneira que lhes é permitido.
Pra quem vê de fora o bairro do Itaim Paulista é só mais um bairro periférico e caótico, como todo e qualquer bairro das periferias do Brasil, um olhar distante mostrará um conjunto de favelas a beiras de córregos e casas de tijolo a mostra. Porém com um olhar mais apurado, fugindo qualquer estereótipo ou sensacionalismo mostra que a realidade ali é bem diferente e ao mesmo tempo muito igual à de milhares e milhares de brasileiros que são obrigados a operar o milagre da multiplicação todos os dias, fazer do muito pouco o bastante para sobreviver.
Se por um lado vemos aquele velho clichê de que isto os tornará fortes, por outro gera incontáveis danos a corpos, espíritos e mentalidade dos que moram em situações semelhantes, por isto mesmo o trabalho do jovem artista aqui apresentado se mostra ainda mais necessário, pois por mais que estas crianças estejam expostas a estas condições, elas conseguem ao mesmo tempo manter a pureza da inocência e a esperança por dias melhores, onde poderão realizar os seus sonhos e mudar vidas e a realidade que as envolvem.