FotoDoc
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamentoinscreva-se!
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
FotoDoc
Nennum resultado
Ver todos os resultados

Sinal vermelho

Djonathan FreitasPorDjonathan Freitas
16 de junho de 2024
em Portfólio

Sinal vermelho é um convite a ir à deriva pelas ruas e experienciar a cidade em novos modelos de conhecimento do urbano, em uma aproximação contemporânea que convive com as diferentes questões sociais aprofundadas ainda mais depois das mudanças e adaptações da pandemia. Neste percurso, as possibilidades de caminhos a serem seguidos me fez aproximar daqueles que são subjetivados e objetivados pela lógica da marginalização, carregando em seus corpos as marcas da desigualdade social e da luta frente à gestão da vida que, muitas vezes, opera pela lógica racista.

Ao me deslocar, usei dos princípios cartográficos nas andanças urbanas, como pressuposto do “transver” e no encontro com o Outro que torna forma ativa e ajusta a cada realidade, à procura dos índices sócios espaciais, que acometem à invisibilidade em seus espaços na cidade: modos de habitar, modos de deambular, esmolar ou mesmo esconder e sobreviver.

Também buscou-se manifestar alguns elementos desta complexa máquina-cidade, sendo relevantes as contribuições das práticas fotográficas como uma possibilidade de experimentação, como instrumento de pensar, fazer e sentir, não apenas como imagem, mas de uma forma de assimilação psíquica do sujeito e cidade. Isto me fez pensar sobre o olhar singular do sujeito, que por sua vez também diz respeito ao contexto urbano como um todo.

Ao adentrar as ruas é preciso provocar o desejo de desnaturalizar a ir contra um modelo de automatismo, um processo de tentativa de ir ao encontro com o desconhecido, daquilo que ainda está por vir. É nesse deslocamento que os corpos afirmam a sua existência, expressam sua subjetividade, criam possibilidades e rompem as fronteiras usuais entre público-privado e íntimo-impessoal, ainda que sob a marca do estigma, da subtração e da deficiência.

É nessa mesma questão que as cidades evidenciam exatamente a natureza imanente da dobra que dissolve a rígida fronteira aparente entre interior e exterior, fazendo parte de uma trama ilimitada de acoplamentos entre máquinas de subjetivação. Nessa representação cartográfica, buscou-se “fazer-ver”, em uma relação de intimidade do sujeito e a rua, que fazem parte de uma realidade concreta em que o espaço se apresenta como alternativa possível de existência, sobrevivência e moradia, mesmo que de modo transitório.

É uma rua constitutiva de território já agenciado a linhas de fuga, que deixam marcas e ficam gravadas no corpo de quem vivencia, um processo que territorializa, desterritorializa e reterritorializa o sujeito da experiência que se torna o próprio lugar do acontecimento. As narrativas acerca da vida nas ruas me mostraram um cotidiano inusitado, que abarcou as maneiras como as pessoas se organizam para sobreviver, esmolar e habitar as ruas.

Esses modos de viver comparecem para dizer que esses sujeitos estão vivos, produzindo táticas e evidenciam novas formas de fazer existir e ocupar o lugar, traçando uma rede de comunicação entre o sujeito e o desconhecido.

Inscreva-se no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024

Djonathan Freitas

Djonathan Freitas

Artista Visual e Arquiteto. Desenvolve seu processo artístico no campo da fotografia documental, intervenções urbanas, publicações e inserções em discursos. Atualmente, pesquisa nas diferentes áreas de Preservação do Patrimônio Cultural e Teoria, com foco nos seguintes temas: percepção da paisagem cultural; explanação da ruína; memória e direito à cidade. Mestre no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração em Urbanismo, Cultura e História da Cidade. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo e graduando no curso das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDES.

Relacionado Posts

Carry Your Burden
Portfólio

Carry Your Burden

This series presents an array of people engaging in laborious activities or resting after toiling away, calling attention to...

PorDaniel Bellman
12 de maio de 2025
A Vida que Navega: Fotografias do Estreito de Breves
Portfólio

A Vida que Navega: Fotografias do Estreito de Breves

No coração da Amazônia, em uma região onde o acesso só é possível pelas águas, está o povo ribeirinho...

PorOri Junior
12 de maio de 2025
Blindness: Ensaio Sobre a Cegueira
Portfólio

Blindness: Ensaio Sobre a Cegueira

Nesse mundo hipnotizado e escravizado por telas, "Blindness" é um convite a reflexão sobre a nossa relação com a...

PorAndré Havt
12 de maio de 2025
Passagem Efêmera
Portfólio

Passagem Efêmera

Passagem Efêmera é um projeto que atravessa toda a minha trajetória fotográfica, reunindo imagens de diferentes fases e contextos...

PorAndré Nazareth
7 de maio de 2025
Complexo Materno
Portfólio

Complexo Materno

Baseada em conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, “Complexo Materno” é sobre o confronto de forças inconscientes...

PorBruno Corisco
7 de maio de 2025
Lacrima Terra
Portfólio

Lacrima Terra

A terra chora. A água fere o solo para nascer. Nele também penetra para fazer viver. Os animais a...

PorBruno Tarpani
6 de maio de 2025
  • HOME
  • PRÊMIO
  • FESTIVAL
  • CONTEÚDO
  • LOJA
  • SOBRE
  • Português
  • Inglês
Nennum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PRÊMIO
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2025
      • Regulamento
      • Selecionados
      • Diretrizes
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
    • Prêmio Portfólio FotoDoc 2023
  • FESTIVAL
    • Festival FotoDoc 2025
    • Festival FotoDoc 2024
    • Festival FotoDoc 2023
    • Festival FotoDoc 2022
  • CONTEÚDO
  • LOJA
    • Carrinho
    • Finalização de compra
  • SOBRE
    • Festival FotoDoc
    • Escola Panamericana
  • Português
  • Inglês

Vertente Fotografia © 2023